Topo

Libertadores - 2019

Altitude, ataque e torcida são as armas do O. Caldas para tentar superar o Inter

Dagoberto passará por um teste e se não sentir nenhum problema enfrenta o O. Caldas - Edu Andrade/Agência Freelancer
Dagoberto passará por um teste e se não sentir nenhum problema enfrenta o O. Caldas Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2012 06h08

O principal objetivo do Internacional no primeiro semestre de 2012 é conquistar a Libertadores da América. Para classificar para a fase de grupos, o clube gaúcho só não pode perder para o Once Caldas na próxima quarta-feira por dois gols de diferença, pois venceu o primeiro jogo, por 1 a 0, no estádio Beira-Rio. Necessitando do resultado, o time da Colômbia promete partir para o ataque desde o começo da partida. Além da mudança de atitude, os colombianos esperam contar com o apoio de 36 mil torcedores e com os efeitos dos 2.200 metros de altitude, de Manizales, para reverter à vantagem do Inter.

  • Divulgação/AI Inter

    Nei não participou do último treino em Porto Alegre e também passará por um teste em Manizales-COL

A definição da equipe que enfrentará o clube de Porto Alegre ocorrerá no treino desta terça-feira. O técnico Pompilio Páez estuda duas possibilidades: manter o time no 4-3-3 ou utilizar o 3-5-2, que teve bom resultado a partir do final do primeiro tempo na partida do estádio Beira-Rio. Se optar por três zagueiros Henao deve ceder a vaga para David Alvarez, mas a tendência é que a equipe seja formada com: Martinez; Ramos, Amaya, Acosta e Cassierra; Rivas, Henao e González; Pajoy, Cuero e Núñez.

"A equipe está tranquila, consciente que a vantagem do adversário é mínima e que podemos reverter. Esperamos fazer uma boa partida, com segurança defensiva e marcando os gols que necessitamos. Vamos precisar muito da torcida. Precisamos ter paciência e entender que o adversário pode atuar de forma defensiva para manter a vantagem", afirmou Mauricio Cassierra ao site oficial do Once Caldas.

Com o lateral Nei e o atacante Dagoberto lesionados, o técnico Dorival Júnior aguarda a participação dos dois no treino desta terça-feira para confirmar a equipe. Se ambos estiverem à disposição, o time será o mesmo do jogo no Beira-Rio e contará com: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Guiñazu, Bolatti, Oscar, D'Alessandro e Dagoberto; Leandro Damião.

PARTICIPE DO BOLÃO UOL ESPORTE

Se Nei não puder atuar pelo problema no joelho, o volante Elton entrará na lateral-direita. O substituto de Dagoberto, que ainda sente dores no tornozelo esquerdo e não treinou desde a última quinta-feira, será Tinga. Mesmo com o preparo físico longe do ideal, por ser início de temporada, o Inter não tomará nenhuma medida excepcional para diminuir os efeitos da altitude. A grande presença de público também não preocupa, pois o time é experiente e acostumado com jogos decisivos. Nove jogadores que estarão presentes na partida da Colômbia estavam no grupo campeão da Libertadores em 2010.

A partida decisiva ocorre na próxima quarta-feira, às 22h, no estádio Palogrande, em Manizales. A equipe que conquistar a classificação entrará no grupo 1 da Libertadores junto com Santos, Juan Aurich, do Peru, e The Strongest, da Bolívia. O primeiro jogo da segunda fase ocorre no dia 9 de fevereiro contra os peruanos, em casa.