Topo

Libertadores - 2019

Once Caldas treina pênaltis e defende amplo histórico de eliminação de brasileiros

Martínez (f) deixará Henao, campeão em 2004, no banco e quer gol cedo ante o Inter - Reprodução/Site Oficial do Once Caldas
Martínez (f) deixará Henao, campeão em 2004, no banco e quer gol cedo ante o Inter Imagem: Reprodução/Site Oficial do Once Caldas

Do UOL, em Porto Alegre

01/02/2012 10h05

O Internacional tem a vantagem, sim, mas o Once Caldas vai para o tudo ou nada nesta quarta-feira. Prevendo dificuldades, o técnico Pompilio Páez treinou cobranças de pênaltis que podem ocorrer em caso de vitória simples em cima dos gaúchos.

Ao lado dos colombianos, além da pressão no estádio Palogrande, o histórico de quatro eliminações de brasileiros na Libertadores. Em confrontos de mata-mata, a equipe de Manizales só foi batida por equipes do Brasil uma vez. Foi pelo Santos, no ano passado.

ONCE CALDAS CONTRA OS BRASILEIROS*

2004 Quartas de finalEliminou o Santos com empate no Brasil, 1 a 1, e vitória simples em casa no jogo da volta
2004 SemifinalSuperou o São Paulo com empate sem gols no Morumbi e vitória de 2 a 1 na Colômbia
2011 Oitavas de finalPerdeu em casa para o Cruzeiro, 2 a 1, mas fez 2 a 0 em MG e passou
2011 Quartas de finalÚnica eliminação: Perdeu na Colômbia, 1 a 0 e só empatou no Pacaembu: 1 a 1

O Inter é o quinto rival verde e amarelo que cruza pelo caminho do Once Caldas. Em 2004, quando conquistou o título da Libertadores, o time da Colômbia despachou o Santos nas quartas de final – com um empate na Vila Belmiro e vitória simples em casa, e depois ainda eliminou o São Paulo.

A classificação contra o time de Rogério Ceni repetiu o roteiro: empate fora de casa, vitória ao lado da torcida. Na semifinal de oito anos atrás, o Once Caldas segurou o 0 a 0 no Morumbi e venceu o tricolor paulista por 2 a 1 em Manizales.

Mais recentemente, em 2011, o time do goleiro Henao fez outra vítima brasileira. O Cruzeiro, de melhor campanha na fase de grupos, acabou caindo em casa. Chegou a vencer na Colômbia, por 2 a 1, mas cedeu o 2 a 0 em Sete Lagoas.

O único revés colombiano para equipes do Brasil ocorreu na fase seguinte. Com Rentería no ataque, o Once Caldas perdeu o jogo de ida para o Santos por 1 a 0. No Pacaembu, o time de Neymar e Ganso conquistou o 1 a 1.

Para tentar manter a escrita, o Once Caldas pretende atacar desde o primeiro segundo o time de Dorival Júnior. Boa parte da esperança ofensiva está depositada no rápido Jhon Pajoy.

“Tratamos de corrigir alguns erros que tivemos no primeiro jogo. Claro que não será fácil, mas impossível também não é. O fundamental é marcar um gol e ficar com a bola”, apontou o goleiro Neco Martínez.

Once Caldas e Internacional se enfrentam a partir das 22h nesta quarta-feira. O vencedor garante vaga no grupo 1 da Libertadores.