Topo

Libertadores - 2019

Tinga deverá ser liberado para treinar com Dorival Júnior em até nove dias

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2012 09h32

O coordenador da preparação física do Internacional, Dr. Élio Carraveta, iniciou na última sexta-feira o trabalho de recondicionamento com o volante Tinga. O jogador é o que tem mais chances entre os três lesionados de disputar a partida contra o Santos, dia 7 de março, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do grupo de fases da Libertadores. O lateral Nei deve iniciar o mesmo trabalho na segunda-feira e Guiñazu não tem prazo para ser liberado da fisioterapia.

"Antes dos treinos, ele tem feito o trabalho de prevenção e agora vamos intensificar um pouco mais. Porque agora ele está adquirindo uma base que praticamente não teve no período da pré-temporada, pois teve a lesão [antes do primeiro jogo-treino] e depois foi direto para os jogos [Contra o Veranópolis, no Gauchão, e contra o Once Caldas, na Colômbia]. Foram partidas importantes e a participação dele foi muito boa. Ele parou e teve um trabalho todo especial com a fisioterapia. Agora vai passar entre oito ou nove dias no retreinamento para ver a resposta que ele vai dar", afirmou Carraveta.

Se durante este período ele não sentir nenhum problema na coxa direita ou em algum outro músculo, o jogador de 35 anos será liberado definitivamente para o técnico Dorival Júnior. Se demorar o prazo máximo, terá três dias para trabalhar com os companheiros e ser introduzido novamente na equipe.

Nei, que passou por uma artroscopia no joelho no dia 4 de fevereiro e voltou a correr no dia 17, deve iniciar a readaptação física com Élio Carraveta na segunda-feira. Se tudo correr bem, em até nove dias será entregue a Dorival Júnior. Como ficará mais de um mês afastado dos trabalhos e retornando de um processo cirúrgico, dificilmente estará em campo contra o Santos. A situação mais complicada é do volante Guiñazu que segue realizando fisioterapia no joelho e não tem prazo para ser liberado para a preparação física.

O meia Dátolo que treinou na quinta e na sexta-feira retornou para a fisioterapia devido a dores no pé esquerdo, deve retomar as atividades com o restante do elenco neste sábado. Após o treinamento da manhã, o grupo do Inter entra de folga e se reapresenta na próxima segunda-feira, às 9h, no estádio Beira-Rio.