Topo

Libertadores - 2019

Especialista na 1ª fase, Corinthians pega o Táchira para manter escrita na Libertadores

Emerson e Jorge Henrique serão titulares novamente contra o Táchira nesta quarta - Jefferson Coppola/Folhapress
Emerson e Jorge Henrique serão titulares novamente contra o Táchira nesta quarta Imagem: Jefferson Coppola/Folhapress

Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo

18/04/2012 06h00

O Corinthians não esconde de ninguém que o grande objetivo desta temporada é conquistar a  Copa Libertadores. A primeira parte do caminho foi concluída com êxito e nesta quarta-feira o time entra no Pacaembu, às 22h, contra o Deportivo Táchira com a primeira posição do grupo 6 praticamente garantida. O time de Tite só não ficará no topo, caso perca para os venezuelanos e o Cruz Azul vença o Nacional, no México.

A primeira fase animadora, no entanto, não é um dado tão positivo se analisada as demais campanhas corintianas na competição. Em nove participações, o Corinthians foi primeiro colocado em seis, mas seu melhor resultado foi apenas uma semifinal em 2000, quando foi eliminado pelo maior rival Palmeiras.

Em 1996 e 1999, a equipe paulista também foi a melhor de seu grupo e foi parada nas quartas por Grêmio e de novo Palmeiras. Já nas outras ocasiões - 2003, 2006 e 2010 - o time caiu nas oitavas de final para o River Plate, duas vezes, e Flamengo. Contra o time carioca, há dois anos, os paulistas contavam com Ronaldo e ostentavam o título de melhor equipe da primeira fase, o que pode voltar a acontecer em 2012.

CORINTHIANS NA LIBERTADORES - 10 participações - 6 vezes primeiro lugar

ANOPOSIÇÃOPONTOSADVERSÁRIOSPONTO FINAL
19775Inter, D. Cuenca e El Nacional1ª fase
19916Flamengo, Bella Vista e Nacionaloitavas (Boca Juniors)
199613U.Chile, Botafogo e U. Católicaquartas (Grêmio)
199912Palmeiras, Cerro e Olimpiaquartas (Palmeiras)
200013América, Olimpia e LDUsemi (Palmeiras)
200315Cruz Azul, Fênix e The Stronguestoitavas (River)
200613Tigres, U. Católica e D. Calioitavas (River)
201016Racing, I.Medellin e Cerrooitavas (Flamengo)
2011pré-libertadoresXTolimapré-libertadores
2012????

Ao ser perguntado sobre o assunto, Tite se disse surpreso, mas acredita que os números só comprovam a dificuldade da competição. Nesta terça-feira, ele disse temer confronto contra os times brasileiros e contra o Boca Juniors, exatamente os algozes que eliminaram o Corinthians nas edições anteriores.

Para o duelo contra o Deportivo Táchira, o treinador manterá a mesma equipe que venceu o Nacional na Ciudad del Este. Os três atacantes, Jorge Henrique, Liedson e Sheik estão mantidos. Alessandro e Alex seguem de fora.

SIMULADOR DA LIBERTADORES

Confira quais seriam os confrontos nas oitavas de final da competição no Simulador do UOL Esporte

"Mais do que importância, vejo o risco de jogar bem e ter a necessidade de desempenho e resultado para a classificação. O Táchira tem qualidade técnica na triangulação, trabalha com duas linhas de quatro e eles sabem que vamos querer apressar o jogo”, disse Tite, que mesmo classificado afirmou querer uma boa apresentação do time.

Já eliminado e sem nenhuma vitória na competição, o Táchira vai ao Pacaembu para tentar encerrar sua participação de maneira digna.

CORINTHIANS X DEPORTIVO TÁCHIRA

Data: 18/04/2012, quarta-feira
Horário: às 22h (horário de Brasília)
Local: Pacaembu
Transmissão na TV: Globo e Fox Sports
Árbitro: Patricio Polic (CHI)
Assistentes: Sérgio Roman e Marcelo Barraza (ambos chilenos)

CORINTHIANS
Julio Cesar; Edenilson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson e Liedson
Técnico: Tite

DEPORTIVO TÁCHIRA
Roberto Rivas; Gerzon Chacón, Wilker Ángel, Andrés Rouga e Richard Badillo; Javier Villafraz, Jorge Casanova, Ángel Chourio e Gamadiel García; William Zapata e Sergio Herrera
Técnico: Jaime de la Pava