Topo

Libertadores - 2019

Corinthians celebra um mês da Libertadores e vê taça sofrer danos e seguir agenda de 'pop star'

Desejado troféu esteve nas mãos de Lula, Padre Marcelo e Seu Barriga após saga - Nelson Almeida/AFP
Desejado troféu esteve nas mãos de Lula, Padre Marcelo e Seu Barriga após saga Imagem: Nelson Almeida/AFP

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

04/08/2012 06h00

Faz exato um mês que o Corinthians enterrou inúmeras gozações de rivais por até então jamais ter conquistado a América. Os dois gols de Emerson contra o Boca Juniors, no Pacaembu, em 4 de julho, decretaram o título da Libertadores. Possivelmente mais do que qualquer jogador do elenco campeão, quem mais curtiu as comemorações foi o troféu.

MINI JOGADOR DESCOLA DURANTE FESTEJOS DO TÍTULO DA LIBERTADORES

  • Lula ergue taça da Libertadores; o troféu estava sem o mini jogador, mas foi restaurado dias depois

O elenco redirecionou as atenções para o Brasileirão. Já a taça da Libertadores segue cumprindo agenda lotada de eventos: compareceu a festas com famosos e foi pega por milhares de pessoas.

A última aparição da taça ocorreu na quinta-feira, em culto em São Paulo, onde ganhou a benção do Padre Marcelo Rossi. O troféu também já esteve na festa da torcida uniformizada Estopim da Fiel, foi levada ao programa do ex-jogador Neto, na Bandeirantes, e visitou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

A rotina de “pop star” do troféu, no entanto, causou danos. Durante o transporte da taça para um evento, há duas semanas, o mini jogador preso no topo do objeto se descolou, ficando separado da taça por alguns dias.

Mesmo danificada, a taça foi levada pelo lateral Alessandro e pelo presidente do clube Mário Gobbi ao ex-presidente Lula. Dias depois ela foi restaurada e devolvida inteira para o Memorial do Clube.

Em razão do histórico de quebras da taça Libertadores, a Conmebol preservou o troféu original no Paraguai. A taça sob posse provisória do Corinthians é uma réplica, que será devolvida à entidade sul-americana possivelmente em novembro.

No Memorial do Clube, no Parque São Jorge, a taça se tornou a estrela do local. Mais de 17 mil pessoas já foram conferir o troféu de perto, entre eles a cantora Negra Li e o humorista mexicano Edgar Vivar, que interpretou o personagem Seu Barriga no seriado Chaves.

“O título modifica o reconhecimento que todos nós temos na rua. É invejável por muitos. Isso nos orgulha muito. Mas só vamos curtir realmente o título quando entrarmos de férias, inclusive o técnico”, sorri Tite.