Topo

Libertadores - 2019

Conmebol muda regulamento da Libertadores que terá suspensão por cartão amarelo

Briga na final da Sul-Americana motivou mudança de regulamento da Libertadores - Paulo Whitaker/Reuters
Briga na final da Sul-Americana motivou mudança de regulamento da Libertadores Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Assunção (Paraguai)

20/12/2012 22h40

A Conmebol modificou nesta quinta-feira o regulamento da Libertadores para 2013 e instituiu a suspensão por cartão amarelo, que é inédita na competição. A partir da próxima edição, três cartões irão gerar uma punição de um jogo para o atleta. Até hoje, os amarelos geravam apenas multas. 

As alterações ocorrem logo depois que uma confusão marcou a final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Tigre, com brigas entre os atletas. "Os regulamentos terão aspectos nesta Libertadores. Será rigoroso", explicou Jose Luis Meizner, secretário-geral da Conmebol, na tarde de quinta-feira, quando a entidade ainda não tinha especificado as mudanças nas regras. O site da Conmebol disse que o objetivo é preservar o jogo limpo.

Mas os cartões amarelos serão zerados ao final da primeira fase desde que o atleta não tenha recebido os três. Neste caso, ele estará suspenso. Em outra mudança, a entidade aumentou o número de jogadores inscritos a partir da fase de grupo. Agora, serão 30, e não mais 25 como antes. Também aumentou o número de substituições na lista possíveis até a fase semifinal.

A Conmebol ainda criou uma comissão antidopagem, cujo objetivo é seguir uma orientação da Fifa. Já havia controle de doping nas competições, mas, agora, ele será mais rígido. O objetivo é saltar na Copa Sul-Americana de 300 controles de doping para 900.

Por fim, a confederação estabeleceu novas regras para os estádios da Libertadores. Agora, só poderá se disputar jogos onde houver luz artificial e que o campo esteja a até 100 quilômetros de um aeroporto