Topo

Libertadores - 2019

Dores musculares tiram Fábio Aurélio do jogo do Grêmio contra a LDU em Quito

Fábio Aurélio treinou pela manhã, sentiu dores no joelho e foi preservado à tarde - Carmelito Bifano/UOL Esporte
Fábio Aurélio treinou pela manhã, sentiu dores no joelho e foi preservado à tarde Imagem: Carmelito Bifano/UOL Esporte

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

09/01/2013 19h25

O departamento médico do Grêmio vetou a participação do lateral esquerdo Fábio Aurélio na partida de estreia na pré-Libertadores, contra a LDU, no dia 23, em Quito. O jogador voltou a sentir dores musculares durante o treino da manhã desta quarta-feira, foi afastado do grupo e fez um trabalho especial com o preparador Antônio Mello em uma das laterais do gramado suplementar do estádio Olímpico.

Há seis meses Fábio Aurélio passou por uma cirurgia no joelho direito e desde o início de novembro vinha gradualmente buscando a recuperação física. Chegou a iniciar a pré-temporada com o restante do grupo, mas acabou sentindo um problema e passou a fazer fisioterapia. Nesta quarta foi liberado, mas relatou as dores e foi imediatamente afastado.

O técnico Vanderlei Luxemburgo confirmou na tarde desta quinta-feira que o Grêmio irá alterar a programação do fim de semana. O domingo será de folga, com o jogo-treino contra o Cerâmica sendo disputado no sábado às 16h, na Arena.

No mesmo local, nesta quinta-feira, ocorrerá o primeiro confronto amistoso da pré-temporada. O adversário ainda não está confirmado. Ambos serão com portões fechados para a imprensa e para a torcida. LEIA MAIS

“Estamos fazendo esse trabalho de vai e volta com o Fábio. Ele coloca muito peso na perna esquerda, depois que passou pela cirurgia no joelho direito. Ele ainda sente insegurança e dor, mas é um processo normal. Ficará fora da viagem para fazer um trabalho específico em Porto Alegre e preparar ele para o jogo de volta [no dia 30]”, afirmou Mello.

Outro jogador que não participou do treino do período da tarde foi Bertoglio. Na terça-feira, o argentino torceu o tornozelo, mas seguiu no trabalho. Nesta quarta, de manhã, voltou a sentir dores no local, mas terminou o treinamento normalmente. O atacante será reavaliado na quinta-feira e tem boas chances de atuar no jogo-treino, que ainda não tem adversário definido, à tarde na Arena gremista.

Sem Fábio Aurélio, Alex Telles deverá fazer a sua estreia contra a LDU. O jovem que foi contratado do Juventude ocupou a vaga no treino da tarde desta quarta-feira, quando Luxemburgo esboçou a equipe que deve enfrentar os equatorianos no dia 23, em Quito. Em uma atividade de campo inteiro, o treinador dividiu o grupo em três times de oito jogadores, com Marcelo Grohe e Dida nas metas. Enquanto dois se enfrentavam, o terceiro aguardava. Um dos times contou com: Pará, Cris, Saimon e Alex Telles; Fernando, Elano e Zé Roberto; Willian José.

A definição da equipe que terá a missão de voltar do Equador com pelo menos um empate deverá ocorrer após os dois jogos-treinos marcados para a Arena nesta quinta-feira e no sábado, à tarde, contra o Cerâmica. Antes, porém, o Grêmio treina pela manhã no estádio Olímpico.