Topo

Libertadores - 2019

Luxa fecha primeiro treino forte do Grêmio em Quito e esconde efeitos da altitude

Vanderlei Luxemburgo não quer mostrar os efeitos da altitude sobre o elenco gremista - Lucas Uebel/Preview.com
Vanderlei Luxemburgo não quer mostrar os efeitos da altitude sobre o elenco gremista Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Do UOL, em Porto Alegre

15/01/2013 10h28

Através de seu site oficial, o Grêmio informou que o treinamento da manhã desta terça-feira, em Quito, será fechado. O elenco tricolor mira adaptação à altitude, mas os efeitos serão escondidos pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. A estratégia visa seguir a rotina das atividades em Porto Alegre e dar totais condições ao time para o jogo de estreia na fase preliminar da Libertadores.

O confronto será contra LDU, no estádio Casa Blanca, no dia 23. O time brasileiro viajou com antecedência, e no Equador realizará dois amistosos, contra o Independiente del Valle e o Deportivo Quito. A tendência é que ambos sejam com portões fechados. A meta é adaptar-se a falta de oxigênio fruto dos 2.850 metros acima do nível do mar em que se encontra a cidade de Quito. Além de tornar o mais comum possível a velocidade da bola, também diferente em locais de ar rarefeito.

A atividade da manhã desta terça é a primeira mais forte desde a chegada a capital equatoriana. Na tarde de segunda-feira - pelo horário do Equador - noite no Brasil, o time trabalhou fisicamente.

"Nesta terça-feira pela manhã, o Tricolor treina no Centro de Alto Rendimento Independiente José Terán, na capital equatoriana. A atividade será fechada à imprensa. Será a oportunidade para o técnico Vanderlei Luxemburgo observar o desempenho dos atletas sob os efeitos da altitude", diz o comunicado no site gremista.

À tarde o trabalho será realizado no CT do Deportivo Quito e a imprensa terá acesso normalmente. O Grêmio levou 18 jogadores para o Equador e lá mira receber reforços para a Pré-Libertadores. O mais próximo no momento é o chileno Eduardo Vargas, já que o São Paulo desistiu da negociação. Atualmente somente um atestado liberatório impede o anúncio oficial do avante como atleta gremista.