Topo

Libertadores - 2019

Grêmio guarda lugares e espera por Souza e Vargas para enviar inscritos na Libertadores

Vanderlei Luxemburgo precisa escolher 25 nomes para inscrição na Libertadres - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Vanderlei Luxemburgo precisa escolher 25 nomes para inscrição na Libertadres Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

21/01/2013 06h00

O Grêmio envia nesta segunda-feira a lista de 25 jogadores inscritos na Libertadores. A relação conta com os 18 que estão no Equador, e mais sete jogadores que estão entre os atletas que seguiram treinando no Brasil ou se recuperando de lesão. Para completar a relação, o Grêmio guarda espaço para inscrever Souza e Vargas.

Nenhum dos dois está regularizado. Os últimos contratados pelo clube gaúcho precisam, ainda, terem nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) para, depois, serem inscritos na Libertadores.

"O Souza esteve aqui no ano passado. O que me foi passado pela diretoria é que não há dificuldade alguma. Ele estará inscrito nesta segunda", disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

POSSÍVEL LISTA DE INSCRITOS NA LIBERTADORES: DUAS VAGAS EM ABERTO

GoleirosDida (f), Marcelo Grohe (f) e Busatto
LateraisPará (f) , Alex Telles e Tony
ZagueirosCris (f), Werley, Saimon, Douglas Grolli e Bressan
VolantesSouza (?) , Fernando (f) , Marco Antonio e Léo Gago
MeiasElano (f) e Zé Roberto
AtacantesMarcelo Moreno (f), Willian José, Leandro, André Lima, Vargas (?) e Yuri Mamute

Crente nisso, Luxa escalou Souza como titular em todos os treinamentos desde a chegada do jogador. Já com Vargas não há tanta certeza. A direção, mesmo assim, corre contra o tempo pela inscrição.

"É algo muito difícil, mas estamos trabalhando muito. Se não conseguirmos inscrever ele, não será por falta de tentativa. Já conversamos com a CBF e estamos agilizando tudo", disse o presidente gremista, Fábio Koff.

O Grêmio pagou adiantado pelo empréstimo do chileno, logo após sua apresentação, regularizou a transferência na Fifa e recebeu a boa notícia sobre visto de trabalho. Tal barreira pode ser facilmente superada. No entanto a inscrição não será tão simples assim.

"Estamos trabalhando, mas é uma situação muito difícil. Faremos de tudo para que ele esteja disponível no segundo jogo", disse o diretor executivo de futebol Rui Costa.

São 18 jogadores que estão treinando no Equador. Além deles, Léo Gago, Werley e Busatto também serão inscritos. Vargas, se tiver condições, é nome certo na lista, além de Leandro que voltou da seleção brasileira Sub-20, foi chamado por Luxa e também estará na relação.  Portanto, restam duas lacunas a serem completas.

"Vamos decidir com calma. Temos até amanhã [segunda-feira] para ver o que irá acontecer. Seguraremos ao máximo, mas vamos oficializar a lista", disse Vanderlei Luxemburgo que prometeu avaliar os jogadores que disputam o Gauchão, e venceram o Esportivo por 2 a 0 na estreia.

Entre os candidatos estão Rondinelly, Misael e Tinga. Correndo por fora aparecem Fábio Aurélio, Wangler e  Kleber Gladiador - que estão lesionados. E ainda, em caso de não insucesso na inscrição de Vargas, mais um posto será aberto.

Pelo regulamento da Libertadores, 25 nomes serão apresentados nesta segunda-feira, 48 horas antes da estreia - marcada para quarta, às 22h (horário de Brasília), contra a LDU, no estádio Casa Blanca, em Quito. Para a fase de grupos, caso avance, o Grêmio poderá acrescentar cinco nomes e chegar a 30.

Enquanto vive os momentos derradeiros para a lista dos disponíveis, o Grêmio trabalha nesta segunda, no Equador. A adaptação à altitude, até agora, tem agradado a comissão técnica, que celebra os avanços da equipe.