Topo

Libertadores - 2019

Além de Atlético-MG, São Paulo desafiará estádio top 3 em altitude e "queridinho" da AFA

Jogadores do São Paulo comemoram gol na goleada conseguida no Morumbi - Leandro Moraes/UOL
Jogadores do São Paulo comemoram gol na goleada conseguida no Morumbi Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

31/01/2013 06h02

Após eliminar o Bolívar na pré-Libertadores, o São Paulo começa a se preparar para os jogos da fase de grupos da competição mais importante do mundo. O time mais conhecido, sem dúvida, é o Atlético-MG, de Ronaldinho Gaúcho e companhia.

Mas o time do Morumbi também enfrentará outras duas equipes que apostam em suas armas para desbancar o tricampeão da América do Sul e um dos times mais respeitados do continente.

Os outros dois times que completam o grupo 3 serão Arsenal Sarandí e The Strongest. O primeiro é argentino e tem por curiosidade ter sido fundado pelos irmãos Grandona. Até mesmo o estádio da equipe tem o nome de Julio Humberto Grandona, o atual presidente da AFA (Associação de Futebol da Argentina). Já o segundo terá como principal aposta o fato de atuar no estádio que tem a terceira maior altitude do mundo.

Segundo a Fifa, os dois primeiros são os estádios Daniel Alcides Carríon, do Unión de Minas, do Peru, e Mario Mercado Vaca Guzmán, do Potosí, na Bolívia.

Ney fala até em grupo da morte para os são-paulinos. "Acho o grupo muito forte. Se você for desenhar o termo que eles dão para grupo da morte acho que esse é o grupo mais forte da Libertadores. Acho que é um grupo que vamos ter de trabalhar muito para conseguir a classificação, mas estamos no caminho certo", analisou.

O GRUPO DO SÃO PAULO NA LIBERTADORES

  • AFP PHOTO/AIZAR RALDES

    THE STRONGEST
    Ponto forte
    : A equipe tem como seu grande aliado o Estádio Hernando Siles, que, além de receber 42 mil pessoas, tem o rótulo do 3º estádio com maior altitude do mundo.
    Campanha em 2012: O time foi campeão da Bolívia, com 45 pontos, quatro a mais do que o vice. Além disso, teve o melhor ataque da competição. Em 2013, ainda não venceu no Nacional.
    Aposta: O nome do time fica por conta do atacante Pablo Escobar, jogador que atuou em times de menor porte do Brasil, como Santo André e Ipatinga, e foi eleito em pesquisas com a torcida como o grande atleta do plantel.

  • Reuters

    ARSENAL DE SARANDÍ
    Ponto forte
    : A equipe aposta no entrosamento e em uma marcação muito forte, com pitadas de catimba. 
    Campanha em 2012: O time foi campeão do Clausura, no 1º semestre de 2012, invicto em casa. A equipe ainda teve o melhor ataque e a melhor defesa da competição. No 2º semestre uma queda deixou o time em 7º, dez pontos atrás do líder Vélez. O time foi fundado pelos irmãos Grondona, que comandam a AFA.
    Aposta: Além de Carbonero, meia que veste a camisa 10 e tem qualidade na criação, a equipe aposta em Lisandro Lopez, jovem zagueiro (camisa 2 na foto).

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    ATLÉTICO-MG
    Ponto forte
    : Até mesmo o presidente do time mineiro, Alexandre Kalil, afirmou que sua grande aposta é a manutenção da base que conseguiu o vice Nacional em 2012. A torcida empolgada com a volta à Libertadores após 13 anos é outra aliada para o Galo. 
    Campanha em 2012: Time conseguiu, com o vice-campeonato, a vaga direta para a fase de grupos.
    Apostas: O grande nome do time é Ronaldinho Gaúcho, que reencontrou um bom futebol atuando em Minas Gerais. Além dele, Bernard também tem o rótulo de xodó e fez um ótimo campeonato na temporada passada.