Topo

Libertadores - 2019

Grêmio volta a Arena e recebe Huachipato na estreia de Barcos e André Santos

Ataque do Grêmio contra os Huachipato terá pela 1ª vez atuando juntos Vargas e Barcos - Wesley Santos/Divulgação PressDigital
Ataque do Grêmio contra os Huachipato terá pela 1ª vez atuando juntos Vargas e Barcos Imagem: Wesley Santos/Divulgação PressDigital

Do UOL, em Porto Alegre

14/02/2013 06h08

O Grêmio estreia nesta quinta-feira na fase de grupos da Libertadores, contra o Huachipato-CHIL, com as atenções voltadas para seus mais novos reforços: André Santos e Hernán Barcos. Contratados no final de semana, eles foram inscritos em tempo recorde e já entraram no time titular de Vanderlei Luxemburgo. Só para contar com o centroavante argentino o tricolor gastou cerca de 7 milhões de euros. O investimento alto será colocado à prova a partir das 19h45min, na Arena.

O estádio, aliás, pode ser colocado como segundo protagonista da noite. Inaugurada em dezembro de 2012, a novíssima casa do Grêmio será utilizada apenas para partidas da Libertadores justamente por não estar completamente pronta. E depois de ser alvo de diversos órgãos públicos, e também Conmebol, terá parte de seu anel inferior isolado. Reflexo da queda do alambrado no setor da 'Geral do Grêmio', durante confronto com a LDU, em 30 de janeiro.

Como vinha treinando no Arsenal normalmente, André Santos deve fazer a estreia contra o Huachipato

Dentro de campo, mistério total. Os últimos dois treinos do Grêmio foram de portões fechados para a imprensa e para a torcida. Nem mesmo nas entrevistas os jogadores deram pistas do time que fará a estreia na fase de grupos. Sem Dida, ainda se recuperando de uma lesão no ombro, Marcelo Grohe será o camisa 1. Na defesa, Cris, liberado pelo DM, será o companheiro de Saimon, Pará e do estreante André Santos.

No meio de campo uma dúvida entre Fernando e Adriano. O primeiro foi o titular do Grêmio nas duas últimas temporadas, mas corre o risco de ser substituído pelo volante recém-contratado do Santos. Nas demais posições, Vanderlei Luxemburgo deverá manter Souza, Elano e Zé Roberto. No ataque, Barcos deve assumir a posição de Marcelo Moreno e ter como companheiro o chileno Vargas.

Já o Huachipato enfrentará o Grêmio tentando esquecer o mau momento no Campeonato Chileno, onde empatou um jogo e perdeu outros dois, para tentar sair de Porto Alegre com pelo menos um ponto. Sem poder contar com o seu principal jogador, o meia Lorenzo Reyes a opção do técnico Jorge Pellicer é utilizar o argentino Maurício Yedro em detrimento de Pozo que atuou na última rodada do .

Além da alteração por lesão, Pellicer promoveu mais duas mudanças em relação ao time que perdeu na última sexta-feira para o O’Higgins, por 2 a 0. Francisco Arrué entra no lugar de Daniel González e Nicolás Núñes substitui David Llanos. Como vê com bons olhos o empate na Arena, a tendência é que os chilenos atuem com um esquema bastante fechado na defesa e procurando surpreender nos contra-ataques.

GRÊMIO X HUACHIPATO

Data: 14/02/2013 (quinta-feira)
Horário: às 19h45 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: SporTV
Árbitro: Diego Abal (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana (ARG) e Juan Belatti (ARG)

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Cris, Saimon, André Santos; Fernando (Adriano), Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Huachipato
Veloso; Contreras, Labrín, Muñoz Camilo e Crovetto; Yedro, Sandoval, Reynero e Arrué; Falcone e Braian Rodríguez.
Técnico: Jorge Pellicer