Topo

Libertadores - 2019

Grêmio crê em jogo difícil, mas aposta em conhecimento e retrospecto para vencer o Flu

Zagueiro Cris (d) prega atenção máxima do Grêmio contra Fluminense no Engenhão  - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Zagueiro Cris (d) prega atenção máxima do Grêmio contra Fluminense no Engenhão Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

19/02/2013 06h08

A derrota do Grêmio para o Huachipato, na última quinta-feira, obriga o time gaúcho a buscar pontos fora de casa para classificar para as oitavas de final da Libertadores. Apesar da dificuldade de enfrentar o Fluminense, campeão Brasileiro de 2012, na próxima quarta-feira, às 22h, no Engenhão, o pensamento de todos no clube é de vitória. Se não for possível, um empate no Rio de Janeiro também não será de todo ruim.

Mesmo com o time ainda buscando o melhor entrosamento, Vanderlei Luxemburgo e os jogadores recorrem ao rendimento da equipe no ano passado contra o tricolor carioca para acreditar que é possível voltar para Porto Alegre com pontos. Nos dois jogos pelo nacional, um empate, em 2 a 2, no Engenhão, e uma vitória por 1 a 0, no estádio Olímpico.

“Estamos analisando o Fluminense desde o ano passado. Tivemos dois confrontos contra eles no ano passado. Então, sabemos mais ou menos o que eles vão fazer. [...] Tenho certeza absoluta que o Grêmio está no caminho certo e vai buscar a classificação na Libertadores, mas nunca com facilidades. Contratamos jogadores e temos um time de alto nível. Mas vamos ter dificuldades, porque não temos um time pronto”, afirmou Luxemburgo.

Apesar de enfrentar um time recheado de bons jogadores, a expectativa é de um jogo mais “aberto” do que foi contra os chilenos na estreia na fase de grupos. Na Arena, o Huachipato jogou fechado na defesa, fato que não deve se repetir com o Fluminense, no Engenhão. Por isso, a expectativa é de uma partida com ambos os times procurando atacar e dando espaços para o adversário chegar a meta do oponente.

“Contra o Fluminense vai ser uma partida bem disputada e difícil. Porém, acredito que vai ser mais fácil do que foi contra o Huachipato, pois vão ser duas equipes que vão procurar o gol. Temos que entrar bem atentos porque a equipe do Fluminense, assim como a do Grêmio, tem jogadores de muito talento. [...] Cada jogo é uma história. Não tem favorito. A equipe que tiver mais concentrada e errar menos vai sair com a vitória.”, declarou o zagueiro Cris.

O Grêmio realiza o primeiro e último treino antes da partida às 17h no complexo do Engenhão. A partida contra o Fluminense está marcada para quarta-feira, às 22h, no mesmo estádio. O Huachipato é o líder com três pontos e dois gols marcados, contra apenas um do clube carioca que também venceu na estreia. O tricolor gaúcho e o Caracas ocupa a terceira e quarta colocação.