Topo

Libertadores - 2019

Fred elogia experiência do Grêmio, mas diz que Flu deve ditar o ritmo da partida

Fred quer que o Fluminense comande as ações contra o Grêmio no Engenhão - Dhavid Normando/Photocamera
Fred quer que o Fluminense comande as ações contra o Grêmio no Engenhão Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/02/2013 11h00

A derrota do Grêmio na estreia da fase de grupos da Libertadores tornou a partida desta quarta-feira, contra o Fluminense, ainda mais importante para o time gaúcho. Caso passe mais uma rodada sem pontuar, o time comandado por Luxemburgo pode ficar em situação delicada na classificação. Mas apesar do caráter decisivo que o duelo terá para o adversário, o atacante Fred, diz que é o time carioca quem deve ditar o ritmo da partida, já que atuará em casa.

"Acho que eles necessitam muito da vitória, mas dentro de campo você tem que entrar e fazer seu melhor. A equipe do Grêmio é muito experiente, vai fazer um jogo normal, no toque de bola. Nós é que temos que nos preocupar com nosso ritmo de jogo, ditar nosso ritmo. Quando tiver que apertar a marcação lá em cima, vamos apertar, quando tiver que ter humildade de marcar atrás da linha da bola, recuar, teremos esse cuidado também", analisou Fred.

O técnico Abel Braga não comandou nenhum treinamento coletivo e levará a surpresa na escalação até momentos antes da partida. Se Deco e Gum não tiverem condições de atuar, Wagner e Anderson devem ser os escolhidos para começar a partida. Para o capitão e camisa 9 do Fluminense, uma possível mudança no time titular não será problema, já que o esquema de jogo será mantido.

"Para mim, a equipe que o Abel colocar em campo, com mais meias ou mais atacantes, não muda muito. Eles sempre encostam para fazer uma tabela, ou cruzam na área. Acaba não mudando muito a característica da nossa equipe. Já na escalação da equipe deles, temos que aguardar. Hoje é super normal o treinador aguardar para dar a escalação minutos antes. Mas o Abel já passou muita coisa ai para essa partida", disse Fred.

A dúvida do Grêmio está na utilização de Barcos, que foi à Argentina para resolver problemas pessoas e chegou ao Rio de Janeiro na noite da última terça-feira. O técnico Vanderlei Luxemburgo também cogitou escalar o Grêmio com três atacantes, mas a possibilidade mais forte é de manutenção do 4-4-2.

O Fluminense é o segundo colocado do grupo 8 da Copa Libertadores, atrás do Huachipato-CHI, que também tem três pontos, mas lidera pelo número de gols marcados. O Grêmio é o lanterna e ainda não pontuou.