Topo

Libertadores - 2019

Kleber e Fábio Aurélio aguardam teste de jogo para ficarem à disposição de Luxa

Fábio Aurélio (d) terá que aguardar o início do 2º turno do Gauchão para estrear - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Fábio Aurélio (d) terá que aguardar o início do 2º turno do Gauchão para estrear Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

26/02/2013 09h45

Kleber e Fábio Aurélio aguardam um teste de jogo no Grêmio, que pode ser em algum amistoso ou jogo-treino, para ficar definitivamente à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo. A tendência é que o atacante integre o grupo que irá enfrentar o Caracas, no dia 5, em Porto Alegre. Já o lateral precisará aguardar o dia 16 para estrear no segundo turno do Campeonato Gaúcho, pois não foi inscrito na competição sul-americana.

“O Fábio Aurélio está no grupo. Agora é a evolução natural. Precisa fazer um trabalho próximo da situação de jogo, que seria um coletivo ou um jogo-treino, e daí não tenho mais como evitar ou proibir que ele participe das partidas. Ele está praticamente liberado”, afirmou o preparador físico Antônio Mello ao UOL Esporte.

Após torcer o joelho em um lance de um treino na véspera da estreia pelo Grêmio, no dia 30 de junho de 2012, Fábio Aurélio passou por cirurgia para corrigir o rompimento no ligamento cruzado. Depois de quatro meses de fisioterapia, voltou a correr no dia 7 de novembro. Em janeiro, voltou a treinar com bola, mas sentiu dores musculares e acabou de fora da lista na Libertadores. Recuperado, poderá ser inscrito na competição, dependendo do tempo de recuperação de Alex Telles que passará por cirurgia na face.

Em 29 de novembro de 2012, Kleber passou pelo processo cirúrgico no tendão fibular do tornozelo esquerdo. Desde então, vem fazendo uma recuperação cercada de muitos cuidados. O projeto é colocar o jogador à disposição de Luxemburgo somente quando ele estiver 100% recuperado e bem preparado fisicamente. No dia 5, iniciou os treinos com o grupo, mas ainda com limitações. Próximo do ideal, deverá fazer um teste de jogo antes de ser liberado para Luxemburgo.

“O Kleber passa por um processo parecido com o do Fábio Aurélio. Também entra em um processo de jogo. Não temos mais atletas no departamento médico. Vamos dar férias para os nossos fisioterapeutas [risos]”, declarou Mello.

Os dois jogadores vem participando normalmente da intertemporada que o Grêmio está fazendo com o grupo principal. A partir das 10h, no estádio Olímpico, os dois participarão de mais uma atividade com Antônio Mello.