Topo

Libertadores - 2019

Grêmio pega o Caracas por liderança e fim de 'trauma caseiro' do grupo

O Grêmio de Barcos (e) tenta a primeira vitória em casa no grupo 8 da Libertadores - Flickr/Grêmio
O Grêmio de Barcos (e) tenta a primeira vitória em casa no grupo 8 da Libertadores Imagem: Flickr/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/03/2013 06h00

O Grêmio enfrenta o Caracas nesta terça-feira em complemento da terceira rodada do grupo 8 da Libertadores, na Arena, às 21h30. O time brasileiro conta com uma vitória para reassumir a liderança. Além disso, o tricolor pode ser o primeiro mandante a somar três pontos sob olhar da torcida neste grupo.

Até agora, o visitante sempre venceu na chave 8. Foi assim com o Fluminense na Venezuela e no Chile, com o Huachipato em Porto Alegre e com o Grêmio no Rio de Janeiro. "É algo que não irá acontecer sempre. Está acontecendo, mas temos que acabar com isso", disse Vanderlei Luxemburgo.

Para encerrar com o 'trauma caseiro', o Grêmio conta com apoio da torcida e com a evolução do gramado da Arena. O campo melhorou muito em relação ao último jogo e não preocupa como antes.


"O campo está bem melhor. Já melhorou muito, a bola está rolando melhor, o time trabalhou para se acostumar, pegar as referências do gramado, das distâncias a percorrer. Temos tudo para fazer uma grande partida", falou Luxa.

Com três pontos, o Grêmio é vice-líder do grupo, atrás do Fluminense. Uma vitória simples significa voltar ao primeiro lugar. "Nos deixaria em uma situação diferente para o próximo jogo. Com mais tranquilidade na Venezuela", falou o técnico. Dentro de campo, o time tricolor terá sua força máxima, com a mesma formação que venceu o Flu e foi repetida nos 12 dias de treinamento que a equipe teve após ser eliminada [jogando com os reservas] no Gauchão.

"Temos que pegar a partida contra o Fluminense como exemplo. O jogo foi muito bom, conseguimos nos impor. Vamos tentar repetir isso agora dentro de casa para somar os três pontos e ter uma tranquilidade maior no grupo", afirmou Barcos, artilheiro do Grêmio com dois gols na Libertadores.

O Caracas chegou a Porto Alegre no sábado e trabalhou duas vezes até o jogo. O técnico Ceferino Bencomo quer aproveitar o embalo da vitória diante do Huachipato, no Chile. Na história, os 'demônios' já enfrentaram o Grêmio duas vezes, pelas quartas de final da Libertadores de 2009. Foram dois empates: 1 a 1 na Venezuela e 0 a 0 em Porto Alegre, com o time gaúcho avançando na competição.

 GRÊMIO X CARACAS

Data: 05/03/2013 (terça-feira)
Horário: às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: SporTV e FOX Sports
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Auxiliares: Rodney Aquino e Carlos Cáceres (ambos paraguaios)

Grêmio
Dida; Pará, Cris, Werley e André Santos; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Caracas
Baroja; Francisco Carabalí, Sánchez, Edwin Peraza e Quijada; Jiménez, Peña, Juan Guerra e Otero; Dany Cure e Febles.
Técnico: Ceferino Bencomo