Topo

Libertadores - 2019

Grêmio viaja para Venezuela em meio a luto por morte de Hugo Chávez

Multidão acompanha o cortejo do presidente Hugo Chávez pelas ruas de Caracas - David Fernández/Efe
Multidão acompanha o cortejo do presidente Hugo Chávez pelas ruas de Caracas Imagem: David Fernández/Efe

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/03/2013 11h30

O Grêmio embarca para Venezuela no fim da manhã, onde enfrenta o Caracas na próxima terça-feira. A ida ao país se dá em meio ao luto pela morte do presidente Hugo Chávez. Mas independente das questões políticas, o planejamento inicial foi mantido.

O Grêmio manteve contatos com a direção do Caracas, com a Conmebol e com a Federação Venezuelana de Futebol. Todos disseram a mesma coisa: mesmo de luto, o país segue sua rotina. Assim, o clube fez o mesmo e realizará dois treinamentos longe do Brasil.

"É uma situação desagradável para eles, pela situação que passam. Mas vamos lá para jogar futebol. Temos nosso objetivo e a vitória é extremamente importante. Deixaremos isso tudo [questões políticas] de lado", disse o meia Elano.

Chávez faleceu na última terça-feira, seu corpo foi visitado por boa parte da população. O corpo do ex-presidente será embalsamado e ficará exposto no Museu Militar de Caracas de forma definitiva. O procedimento será semelhante ao feito com Mao Tsé Tung, Lênin e Ho Chi Minh, referências mundiais do socialismo.

Não se sabe, ainda, a reação dos torcedores em relação ao jogo. No encontro de ida, pelo fato recém ocorrido, as redes de comunicação do país foram proibidas de transmitir o evento. O luto de sete dias ainda estará vigente no jogo da quarta rodada do grupo 8, portanto é difícil algum prognóstico de presença de público.

"Sinceramente não sei o que pode acontecer. Estamos indo para jogar futebol. É uma situação desagradável quando se perde alguém importante no país. Sabemos que há uma tristeza. Mas o principal é que vamos para fazer nosso trabalho. Temos nosso objetivo que é vencer, essas coisas ficam de lado", acrescentou Elano.

O Grêmio ainda treina pela manhã antes de viajar. A saída está marcada para as 11h50, com chegada na Venezuela por volta das 20h (horário de Brasília). O jogo contra o Caracas está marcado para terça-feira, às 21h30, no estádio Olímpico UCV.