Topo

Libertadores - 2019

Caracas apela para torcida respeitar a Conmebol e evitar 'lança-chamas'

Torcedores do Caracas fazem festa com lança-chamas durante jogo contra o Fluminense - Fernando Llano/AP
Torcedores do Caracas fazem festa com lança-chamas durante jogo contra o Fluminense Imagem: Fernando Llano/AP

Do UOL, em Porto Alegre

11/03/2013 10h00

O Caracas, através de seu site oficial, fez um apelo aos torcedores. O clube pede que os aficionados não levem ao estádio Olímpico UCV os 'lança chamas' caseiros, característicos do clube, no jogo da próxima terça-feira contra o Grêmio. Por decisão da Conmebol, qualquer artefato explosivo está proibido de ser utilizado nas arquibancadas.

A decisão ocorreu a partir da morte do adolescente Kevin Espada, de 14 anos, na partida entre Corinthians e San José. O jovem foi atingido por um sinalizador, arremessado pela torcida do time brasileiro.

O Caracas entrou em contato com a Conmebol para consultar sobre a possibilidade da torcida usar sua maneira característica de manifestação: os lança-chamas caseiros. A resposta foi negativa. Sem o material, os 'demônios' não poderão criar o seu clima infernal quando atuam em casa.

A torcida do Caracas sempre se manifesta de tal forma. Os lança-chamas jamais foram barrados no campo do time. Desta vez, a nota oficial do clube pede para que eles não sejam levados. E se forem, não serão utilizados, sob pena de perda de mando de campo.

Será a segunda partida do Caracas em casa nesta Libertadores. O aproveitamento até agora é de 0%. No único jogo na Venezuela, o time vermelho perdeu para o Fluminense por 1 a 0. A recuperação na competição veio logo em seguida, com vitória contra o Huachipato, no Chile. Mas na última rodada, uma derrota por 4 a 1 para o Grêmio em Porto Alegre deixou a equipe em último lugar na chave.

O duelo da quarta rodada do grupo 8 ocorre na próxima terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília). O Grêmio irá repetir o mesmo time dos dois últimos jogos. Nesta segunda, o time gaúcho realizará o segundo treinamento na capital venezuelana.