Topo

Libertadores - 2019

Com Ronaldinho em alta, Atlético desafia Strongest na altitude de La Paz

Ronaldinho Gaúcho terá de superar marcação forte e a altitude de La Paz - AP Photo/Pedro Vilela
Ronaldinho Gaúcho terá de superar marcação forte e a altitude de La Paz Imagem: AP Photo/Pedro Vilela

Do UOL, em Belo Horizonte

13/03/2013 06h00

Decisivo nas três vitórias da equipe na Libertadores, Ronaldinho Gaúcho terá de superar a promessa de marcação forte do adversário e os efeitos da altitude para ajudar o Atlético-MG a vencer o The Strongest, nesta quarta-feira, às 22h, Estádio Hernando Siles, em La Paz, mantendo-se 100%. Em outras ocasiões, o atual camisa 10 atleticano teve dificuldades. Já o alvinegro mineiro não tem se dado melhor nessas condições, ostentando retrospecto pífio quando joga nas alturas.

Uma vitória atleticana diante do Stringest, na altitude de 3.670 metros de La Paz, garantirá sua classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores, sem depender do resultado do jogo do São Paulo, vice-líder, com quatro pontos, que enfrentará o Arsenal, em Sarandí, na quinta-feira. Para alcançar essa meta, o alvinegro mineiro terá de superar também a força do time boliviano, quando joga ao lado de seu torcedor.

Líder isolado do Grupo 3, com nove pontos, cinco a mais do que o São Paulo, caso vença o seu quarto jogo seguido pelo Grupo 3 da Libertadores, o Atlético-MG torcerá por tropeço do tricolor paulista, contra o Arsenal, para assegurar também a primeira colocação da chave, com duas rodadas de antecedência.

Ronaldinho ganha trajes típicos e honraria de governador boliviano

  • Divulgação/Site do Atlético-MG

    O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, que chama atenção dos bolivianos desde sábado, quando o elenco do Atlético-MG chegou à Bolívia, recebeu na tarde desta terça-feira, uma homenagem do governador de La Paz, Cesar Cocarico. O camisa dez foi agraciado com uma honraria boliviana, além de trajes típicos do país. O governador boliviano se encontrou com Ronaldinho Gaúcho no hotel onde o Atlético está hospedado. O camisa dez foi agraciado com um título equivalente ao de Cidadão Honorário de La Paz. O governador da La Paz enalteceu a presença de Ronaldinho em solo boliviano.

O time de Cuca e Ronaldinho Gaúcho, no entanto, não espera vida fácil na noite desta quarta-feira. O Atlético-MG não conta com bom retrospecto em jogos atuando em grandes altitudes. Ao todo, foram dez jogos nessas condições, ao longo da história do clube, que venceu somente uma vez, empatou três e perdeu seis partidas.

A única vitória atleticana aconteceu pela extinta Copa Conmebol, em 1998, contra o Jorge Wilsterman, também da Bolívia, por 1 a 0. Na ocasião, o alvinegro mineiro superou a altitude de 2.650 metros da cidade de Cochabamba.

Já Ronaldinho Gaúcho teve dificuldades em outros jogos disputados na altitude, assim como os clubes que defendeu. Na última vez que isso aconteceu foi pelo Flamengo, na Libertadores do ano passado, quando o time carioca perdeu para o Real Potosí, por 2 a 1. Essa cidade boliviana é ainda mais alta que La Paz, estando a 4 mil metros de altitude.

Pelo Grêmio, time que o revelou para o futebol, Ronaldinho Gaúcho teve duas experiências atuando em altitude, mas ambas menores do que em La Paz. No México, quando o time gaúcho venceu o América, por 2 a 1, a 2235 metros. Na outra partida, foi derrotado pelo Chivas, por 1 a 0, jogando a 1.567 metros acima do nível do mar. Os dois confrontos foram em 1998.

Do outro lado do gramado, o The Strongest colocará em campo a sua força máxima atuando em La Paz. Pela Libertadores, o adversário do Atlético realizou 56 partidas na sua casa, venceu 32, empatou 13 e perdeu 11. Além disso, o clube espera um público na casa de 30 mil pessoas no estádio Hernando Siles. E o treinador Eduardo Villegas espera que a torcida da equipe faça o mesmo papel dos atleticanos, na última quarta-feira, no triunfo por 2 a 1, no Independência.

Ainda acreditando na classificação para a próxima fase do torneio internacional, o The Strongest aposta no jogo contra o Atlético e depois diante do São Paulo, ambos na altitude, para somar seis pontos. Eduardo Villegas repetirá o time que começou a partida em Belo Horizonte. O treinador aprovou a atuação boliviana no Independência.

O treinador pede marcação especial em Ronaldinho Gaúcho. “Nós faremos o nosso melhor, apresentaremos o melhor futebol, em ordem, e espero que façamos bem e marquemos o Ronaldinho, mas não apenas ele”, observou o treinador do time boliviano, em entrevista ao jornal El Diário, de La Paz.

THE STRONGEST X ATLÉTICO-MG
 
Data: 13/3/2013 (quarta-feira)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Julio Quintana (PAR)
Auxiliares: Carlos Cáceres (PAR) e Eduardo Cardozo (PAR)
Transmissão: Fox Sports e Globo Minas

The Strongest
Vaca; Bejarano, Barrera, Méndez e Torrico; Chumacero, Veizaga, Soliz, Cristaldo; Reina e Escobar
Técnico: Eduardo Villegas

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli; Jô e Bernard
Técnico: Cuca