Topo

Libertadores - 2019

Grêmio usa 'termos de batalha' e se diz pronto para peleja contra o Flu

Zé Roberto fala em "sangue nos olhos" para partida entre Grêmio e Fluminense  - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Zé Roberto fala em 'sangue nos olhos' para partida entre Grêmio e Fluminense Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/04/2013 19h01

Na palavra do capitão Zé Roberto, o Grêmio não poupou os 'termos de batalha' para pegar o Fluminense. Vendo no jogo o mais importante do ano até agora, substantivos como 'peleja' e expressões como 'sangue nos olhos' não faltaram na entrevista coletiva concedida na véspera do duelo.

"Quando se joga uma partida deste tipo, 'sangue nos olhos' não pode faltar. Isso facilita na peleja que vamos ter", disparou Zé Roberto.

Peleja é um termo pouco comum no dia a dia do futebol. No Rio Grande do Sul foi moldado para 'peleia', com sentido mantido. Batalha, luta e guerra são sinônimos do termo proferido pelo 10 gremista.

Mas o jogador fez questão de dizer que nenhum dos termos falta com respeito ao oponente. Zé não quer ser mal interpretado e salienta que seria assim com qualquer rival em jogo decisivo.

"Independente de quem seja o adversário, o importante é que todos estão preparados. Para nós é uma decisão, como se fosse uma final. Sabemos que precisamos vencer o jogo", afirmou. "Quando se entra em uma competição como essa, temos que projetar sempre a vitória. Não se pode falar em empates ou pensar na tabela. Queremos somente a conquista dos três pontos. Respeitamos o adversário, é um grande time, mas vamos jogar em casa e lutamos pelo objetivo", acrescentou.

Se vencer, o Grêmio assume a liderança do grupo 8 da Libertadores com 9 pontos. Por outro lado, se for derrotado jogará a vaga na última rodada, contra o Huachipato, no Chile. O jogo da penúltima rodada da chave ocorre nesta quarta às 22h.

"Tem que entrar com 'sangue nos olhos'. É assim. Quando se encara dessa forma, como uma final, a vontade prevalece e dificilmente se fica sem o resultado. Não quero ser mal interpretado pelo adversário. Respeito, mas será assim", finalizou.

O treinamento desta terça-feira foi fechado. No entanto, dificilmente Vanderlei Luxemburgo irá fazer alguma surpresa no time que começa a partida. Marco Antonio deve ser o substituto de Elano, que está suspenso e também lesionado. Todos os ingressos para o jogo foram vendidos e a expectativa é de 45 mil torcedores presentes.