Topo

Libertadores - 2019

Luxemburgo "reprova" F. Aurélio em teste e lateral fará trabalho especial

Gabriel (c) será opção para Luxemburgo no banco de reservas contra o Santa Fé-COL - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Gabriel (c) será opção para Luxemburgo no banco de reservas contra o Santa Fé-COL Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2013 10h02

Guilherme Biteco, de 19 anos, e o zagueiro Gabriel, de 24, foram inscritos pelo Grêmio na Libertadores da América. A opção por dois jovens se deu por razões diferentes. Recém-contratado, o defensor chega para suprir um setor que tem poucas opções. No meio de campo, a ideia inicial era incluir na lista o experiente Fábio Aurélio, porém, o técnico Vanderlei Luxemburgo não gostou do rendimento do lateral no meio de campo contra o Juventude, no último domingo.

“O Biteco não entrou em Caxias para termos uma noção do que o Fábio poderia fazer no meio. Ele ainda precisa avançar mais. Quando teve um jogo mais puxado não suportou. Vai continuar trabalhando para o Brasileiro e, se melhorar, pode ser inscrito para próxima fase. O Biteco nós conhecíamos. Ele está pronto”, revelou o treinador.

Com a opção, Fábio Aurélio terá pelo menos 26 dias para melhorar o desempenho e mostrar que merece ser inscrito nas quartas da competição sul-americana, se o Grêmio passar pelo Independiente Santa Fé-COL. Caso contrário, terá que aguardar 30 dias até a estreia no Brasileirão, contra o Náutico.

Fábio Aurélio foi apresentado no Grêmio em junho de 2012 com a expectativa de voltar a apresentar o futebol que o levou para o Liverpool. Porém, no treino da véspera da estreia pulou para evitar um carrinho, caiu sobre o joelho esquerdo e rompeu os ligamentos. Voltou no início da temporada, mas sentiu a carga e só foi estrear no tricolor no dia 31 de abril, contra o Passo Fundo. Até agora, esteve em campo cinco vezes no estadual e não teve atuações destacadas.

Biteco tem passagem pelas categorias de base da seleção e é um dos principais destaques das equipes inferiores do Grêmio. Chamou a atenção de Luxemburgo em 2012 ao conquistar a Taça BH júnior e acabou convocado para treinar com os profissionais.

Porém, em setembro, o treinador optou por devolvê-lo aos júniores alegando que Guilherme ainda estava “um pouco verde” e precisava amadurecer. Nesta temporada, entrou em nove oportunidades no Gauchão, teve bom rendimento e passará a ser opção para as vagas de Zé Roberto, Elano e Marco Antonio na Libertadores. Biteco também atua como lateral esquerdo.

O meia Guilherme Biteco, de 19 anos, foi vendido em 2012 para um grupo de empresários que irá colocá-lo no final de 2014 no Hoffenheim, da Alemanha. Emprestado ao Grêmio, atuou nove vezes do Gauchão 2013.

Destaque do Gauchão pelo Lajeadense, Gabriel foi apresentado na última sexta-feira e chega ao Grêmio com um ótimo conceito junto a Luxemburgo: “Dos [zagueiros] que estão no Brasil e foram avaliados, ele foi o melhor”. Com a lesão de Werley, as constantes passagens pelo DM de Cris e Saimon e a suspensão de Grolli, o tricolor gaúcho foi obrigado a fechar a negociação para ter mais um zagueiro à disposição nas oitavas.

“É difícil imaginar e prever o tamanho desta mudança [sair do Lajeadense, ser anunciado no Grêmio e jogar a Libertadores], mas um jogador precisa estar preparado. A gente tem sonhos e objetivos na vida, agora é lutar para buscar meu espaço na equipe”, afirmou Gabriel.

O Grêmio realiza nesta terça-feira, às 16h, na Arena, o último treinamento antes de enfrentar o Independiente Santa Fé, no jogo de ida das oitavas da Libertadores. Como ocorreu na segunda, a atividade será fechada para os torcedores e para a imprensa. A escalação será revelada minutos antes das duas equipes entrarem em campo na quarta, às 19h30, no estádio gremista.