Topo

Libertadores - 2019

Atlético aposta no bom retrospecto da zaga com Leonardo e Gilberto Silva

Gilberto Silva e Leonardo Silva têm bom retrospecto atuando juntos pelo Atlético-MG - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Gilberto Silva e Leonardo Silva têm bom retrospecto atuando juntos pelo Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

19/06/2013 06h00

Sem poder contar com o capitão Réver nos dois jogos da semifinal da Libertadores, contra o Newells Old Boys, o técnico Cuca formará a zaga com Gilberto Silva e Leonardo Silva. Com os dois experientes zagueiros atuando juntos, o Atlético-MG sofreu apenas três gols na temporada, porém, demonstram mais solidez defensiva quando atua como mandante.

Leonardo Silva e Gilberto Silva estiveram em campo juntos, como titulares, formando dupla de defesa em cinco oportunidades na temporada. O Atlético-MG sofreu apenas três gols e passou três dos cinco jogos em que a dupla atuou desde o início, em branco, sem ser vazado.

Com Leonardo Silva e Gilberto Silva formando a dupla titular de zaga, o Atlético não sofreu gol defensivamente, contra o Boa Esporte (4 a 0), Grêmio (2 a 0) e São Paulo (2 a 0). Por outro lado, sofreram gols em duas oportunidades, Tombense (5 a 1) e Vasco (0 a 2).

Réver é punido pela Conmebol e desfalca Atlético na semifinal da Libertadores

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    O técnico Cuca perdeu o seu capitão para os dois jogos da semifinal da Libertadores, contra o Newells Old Boys. O zagueiro Réver foi punido pelo comitê disciplinar da Conmebol por dois jogos, pela expulsão diante do Tijuana, no segundo jogo das quartas de final. Além da punição, que tirará o zagueiro da semifinal, o Atlético terar de pagar uma multa no valor de dois mil dólares. A decisão do comitê disciplinar da Conmebol foi revelado nesta terça-feira e o departamento jurídico alvinegro já foi informado.

Houve um sexto jogo em que os dois atuaram juntos, mas não começaram como titulares. Isso aconteceu na vitória sobre o The Strongest, por 2 a 1, quando Gilberto Silva entrou em lugar de Réver no decorrer da partida.

Apesar dos números favoráveis para a dupla titular quando estão atuando juntos, Leonardo Silva e Gilberto Silva mostram mais firmeza defensiva quando o Atlético atua como mandante. Na partida que fizeram como visitante, o time mineiro acabou sendo vazado duas vezes diante do Vasco, quando apresentou problemas defensivos.

Atuando ao lado do seu torcedor, situação em que está invicto há mais de 50 jogos, o Atlético, Leonardo Silva e Gilberto Silva juntos, sofreu como titular na zaga, apenas um gol, em quatro partidas, mostrando maior tranquilidade como mandante.

Cuca não contará com Réver, que foi punido pelo Comitê Disciplinar da Conmebol por dois jogos, pela expulsão diante do Tijuana, no segundo jogo das quartas de final. Além da punição, que tirará o zagueiro da semifinal, o Atlético terá de pagar multa no valor de US$ 2 mil dólares.

A primeira partida que a dupla esteve junta formando a zaga atleticana foi diante do The Strongest, na fase de grupos da Libertadores. Porém, na época, o time mineiro começou o duelo com Réver e Leonardo Silva, com Gilberto Silva entrando nos minutos finais, em lugar do capitão atleticano.

Em apenas duas oportunidades, o técnico Cuca contou com Leonardo Silva, Réver e Gilberto Silva juntos. Porém, em nenhuma das vezes o trio foi escalado como titular e formaram um esquema conjunto na zaga alvinegra. Diante do The Strongest, na Bolívia e Cruzeiro, na estreia da temporada, Gilberto iniciou no banco e entrou em lugar de Pierre, fazendo a função de primeiro volante.

Jogos em que Leonardo Silva e Gilberto Silva foram titulares
 
Atlético-MG 4 a 0 Boa Esporte
Atlético-MG 5 a 1 Tombense
Atlético-MG 2 a 0 Grêmio
Vasco 2 a 0 Atlético-MG
Atlético-MG 0 a 0 São Paulo