Topo

Libertadores - 2019

Atlético-MG volta aos treinos nesta 6ª e Cuca usa material sobre Newells

Cuca vai passar, a partir desta sexta-feira, material colhido sobre o Newells Old Boys - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Cuca vai passar, a partir desta sexta-feira, material colhido sobre o Newells Old Boys Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

21/06/2013 06h00

Depois de oito dias seguidos de folga, o elenco do Atlético-MG se reapresenta ao técnico Cuca, nesta sexta-feira, às 15h30, na Cidade do Galo. O grupo alvinegro iniciará o período de 12 dias de treinos visando o duelo contra o Newells Old Boys, pela semifinal da Libertadores, com material colhido para estudar o time argentino e a programação de viagem definida.

Com o pensamento voltado para a semifinal da Libertadores, o Atlético deslocou o auxiliar técnico Cuquinha, irmão de Cuca, e um cinegrafista para acompanhar jogos e colher material do Newells, que será usado durante os treinamentos.

Cuquinha assistiu a jogos do Newells no Campeonato Argentino, onde o adversário atleticano conquistou, na quarta-feira, o título do segundo turno da competição. O material de estudo da equipe de Rosário, em que destaca os pontos fortes e fracos, já foi entregue a Cuca por seu auxiliar técnico.

Ronaldinho Gaúcho diz que pausa deixou Atlético com "saudade" da bola

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Com uma semana de folga e mais 13 dias sem jogos pela frente, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho reconhece que o período deixará o time "com saudade" de jogar bola. Ele espera o elenco do Atlético-MG motivado para o duelo contra o Newells Old Boys, pela semifinal da Libertadores. "Esta parada veio em bom momento, todo mundo vai voltar com mais saudade de jogar bola e ânimo para chegar à final da Libertadores, então vai ser um jogo complicado", disse Ronaldinho Gaúcho, em entrevista à TV Galo. Após oito dias de folga, os jogadores atleticanos se reapresentam, nesta sexta-feira, ao técnico Cuca.

A intenção da comissão técnica, que já havia recolhido vídeos do Newells Old Boys, na atual Libertadores, é ir passando as filmagens aos poucos para os atletas. A estratégia de jogo passará pelo estudo do adversário.

O ataque do Newells Old Boys, que é o ponto alto do clube, gera preocupação. Além de Scocco, principal nome do time, Maxi Rodríguez é outro destaque. O meia marcou o gol do pênalti que classificou o Newell's contra o Boca Juniors, pelas quartas de final da Libertadores.

O material colhido pela comissão técnica do Atlético mostra que o Newells utiliza da velocidade do seu ataque e as jogadas pelo lado de campo, com a dupla Scocco e Maxi Rodrigues. O estudo ressalta também a chegada com força dos meias ao campo de ataque, além do bom poder de marcação de Pablo Pérez.

A comissão técnica atleticana espera uma marcação individual em cima de Ronaldinho Gaúcho, que não deverá ter liberdade para jogar. Por outro lado, a força física de Jô será mais uma vez explorada por Cuca, que acredita que o centroavante poderá levar a melhor em cima do experiente Heinze.

O planejamento de viagem do clube também já foi feito pela comissão técnica e diretoria. O alvinegro mineiro viajará para Rosário no dia primeiro de julho, dois dias antes do duelo, fazendo um treinamento, na terça-feira, no estádio Colosso del Parque. O hotel em que o time ficará concentrado é próximo ao local do jogo.

O elenco atleticano voltará a trabalhar nesta sexta-feira, na Cidade do Galo, quando Cuca treinará o time por 12 dias. Os primeiros trabalhos serão voltados para a parte física, com o preparador físico Carlinhos Neves no comando. Apenas na próxima semana as atividades táticas e técnicas serão introduzidos pelo treinador atleticano.

Cuca não terá os três jogadores que estão servindo a seleção brasileira na Copa das Confederações. Bernard, Réver e Jô se juntarão ao grupo já no dia da viagem para a Argentina, no dia 1º. Além deles, Pierre será ausência das atividades por conta da lesão na coxa esquerda.

O volante precisará de mais pelo menos uma semana de tratamento. Já Leandro Donizete, que teve edema no mesmo local, já fará atividade física leve em campo, mas sem previsão de ser liberado para trabalhar com bola.