Topo

Libertadores - 2019

Com desfalques, mas descansado, Atlético tenta se manter vivo contra Newell's

"Clima de caldeirão" é um dos obstáculos que o Atlético precisa superar em Rosário - Bernardo Lacerda/UOL
'Clima de caldeirão' é um dos obstáculos que o Atlético precisa superar em Rosário Imagem: Bernardo Lacerda/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Rosário (ARG)

03/07/2013 06h00

A manutenção do sonho de conquista do mais importante título nos 105 anos de história do clube. É com esse objetivo que o Atlético-MG entra em campo, nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, para o primeiro jogo pela semifinal da Libertadores com o Newell’s Old Boys. Com desfalques no setor defensivo, o time atleticano busca um resultado que lhe permita decidir a vaga para uma inédita final na partida de volta, na próxima quarta-feira, no Caldeirão do Independência.

“Viemos com algumas baixas, temos que fazer um bom jogo e levar a decisão para o dia 10. Temos que ter confiança, jogar um jogo inteligente, como eu falei e levar a decisão para o segundo jogo”, comentou o técnico Cuca. Ele não poupou elogios ao time argentino e espera um jogo “muito duro”. “Eles montaram uma grande equipe, não é à toa que estão fazendo sucesso”, acrescentou.

Apesar de não poder contar com o zagueiro Leonardo Silva e com o volante Leandro Donizete, ambos lesionados, e com os suspensos Réver e Rosinei, o Atlético-MG mostra confiança na recuperação do bom futebol apresentado pelo time na fase de grupos e também nas oitavas de final da Libertadores. Para isso, a aposta foi o descanso do grupo, além do tempo específico de preparação durante a disputa da Copa das Confederações.

Clima de decisão em Rosário aumenta preocupação com segurança de atleticanos

  • Bernardo Lacerda/UOL

    O clima em torno da partida entre Newell?s Old Boys e Atlético-MG, nesta quarta-feira, pelas semifinais da Libertadores, já pode ser sentido em Rosário, na Argentina, pela movimentação de torcedores pelas ruas e também pela preocupação com a segurança dos atleticanos em um possível confronto com os rivais argentinos. Desde a noite de segunda-feira, e mais ainda nesta terça, véspera do duelo, moradores e, principalmente, funcionários dos hotéis de Rosário recomendam aos brasileiros que vão ao jogo para evitar contato com torcedores do Newell?s.

A expectativa da torcida, do técnico Cuca e dos jogadores é que a equipe atleticana se livre da ameaça de queda de rendimento, que o rondou a partir das quartas de final da competição internacional e no início do Campeonato Brasileiro. Contando seus últimos oito jogos, o Atlético-MG venceu apenas um deles, contra o Grêmio, pela Libertadores, o que foi insuficiente para deixá-lo fora da zona de rebaixamento do certame nacional.

O desgaste físico, técnico e emocional, por conta do excesso de jogos e viagens foi o argumento mais utilizado para explicar as más atuações e os resultados ruins, que quase impediram o Atlético-MG de seguir em sua caminhada em direção ao título da Libertadores. O Tijuana foi uma pedra difícil de ser transposta pelo alvinegro mineiro, que obteve sua vaga graças a dois lances acontecidos nos acréscimos dos segundos tempos dos dois jogos pelas quartas de final.

No México, na partia de ida, Luan empatou o jogo já depois do tempo normal, garantindo o empate por 2 a 2 e a possibilidade de se classificar com outro empate por 0 a 0 ou 1 a 1, no jogo de volta no Independência. E foi isso que aconteceu, graças ao goleiro Victor, que defendeu com os pés, pênalti batido por Riascos, aos 47 min da etapa final. Foi uma classificação dramática e intensamente comemorada pelos atleticanos.

Argentinos vão ao hotel do Atlético-MG em Rosário para tietar Ronaldinho Gaúcho

  • Bernardo Lacerda/UOL

    O hotel onde a delegação do Atlético-MG está hospedada, em Rosário, atraiu a atenção de um grupo de argentinos nesta terça-feira, em busca de um autógrafo ou uma foto, principalmente de Ronaldinho Gaúcho. Porém, foram frustrados com a ausência dos jogadores, que permaneceram em seus quartos. Pelo menos 50 pessoas, entre torcedores do Rosário Central e curiosos, foram para a porta do hotel na manhã desta terça. Sem confusão, os argentinos procuravam encontrar a delegação atleticana do lado de fora e mostraram grande vontade de tirar foto com Ronaldinho Gaúcho.

Já o Newell’s Old Boys, que também não vive um bom momento dentro de campo, garantiu sua vaga nos pênaltis, contra o rival Boca Juniors. Após dois empates em 0 a 0, as duas equipes argentinas precisaram de 26 penalidades máximas, mas definir quem seguiria na competição. E o adversário atleticano eliminou o Boca, o que já havia feito diante de outro rival local, o Vélez.

Contra esse mesmo rival, no entanto, o Newell’s tropeçou sábado passado, ao ser derrotado por 1 a 0 e perder a decisão do Super Campeonato Argentino. Nessa partida, o principal atacante da equipe, Scocco, desperdiçou cobrança de pênalti e o Vélez atuou muito tempo com um jogador a menos, por causa de expulsão.

Ao contrário do Atlético-MG, no entanto, o Newell’s terá força máxima contra o Atlético-MG. O risco de ficar sem titulares importantes, que tiveram seus vínculos encerrados com o clube no último domingo, foi afastado com a renovação dos contratos de Scocco, Heinze, Orzan e Vergini.

No Atlético-MG, a zaga terá Rafael Marques e Gilberto Silva, enquanto Josué será o companheiro do volante Pierre, que recuperou-se de edema na coxa esquerda e teve sua escalação confirmada. Em compensação, o setor ofensivo do alvinegro está reforçado com as voltas dos atacantes Bernard e Jô, que foram campeões da Copa das Confederações pela seleção brasileira. Os dois se juntam a Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli no retorno do quarteto, que fez sucesso em etapas anteriores da competição.

E os jogadores de ataque terão que colaborar ainda mais com a marcação, de acordo com o técnico Cuca, para suprir as ausências de importantes peças defensivas. Os jogadores do Atlético-MG reconhecem a necessidade de segurar a pressão inicial do adversário e jogar com muita determinação para levar um resultado positivo a Belo Horizonte. Cerca de 2.200 atleticanos são esperados para apoiar o time, muitos deles vindos de ônibus, em viagem de pelo menos 36 horas.

NEWELL’S OLD BOYS X ATLÉTICO-MG
 
Data: 3/7/2013 (quarta-feira)
Local: Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário (Argentina)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro:  Enrique Osses
Auxiliares: Carlos Astroza e Sergio Román
Transmissão: Rede Globo, Sportv, Fox Sports
 
Newell’s Old Boys
Guzmán, Cáceres, Vergini, Heinze e Casco; Mateo, Pérez, Bernardi (Tonso) e Figueroa, Scocco e Maxi Rodríguez
Técnico: Gerardo Martino

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Rafael Marques; Gilberto Silva e Richarlyson; Pierre, Josué, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho; Bernard e Jô
Técnico: Cuca