Topo

Cerca de 20 mil atleticanos fazem a festa na Praça Sete com os campeões da Libertadores

Bernard  ao lado de Tardelli postam foto nas redes sociais com a taça da Libertadores - Reprodução/Instagran
Bernard ao lado de Tardelli postam foto nas redes sociais com a taça da Libertadores Imagem: Reprodução/Instagran

Bernardo Lacerda e Dioníuzio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte *

01/08/2013 19h09

Pouco antes das 20h, pelo menos 20 mil torcedores do Atlético-MG, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, receberam com entusiasmo, os jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes do clube campeão da Libertadores, que chegaram em desfile em carro do Corpo de Bombeiros, vindos do Mineirão. O atacante Luan, reservas, mas que atuou bastante na campanha inédita, foi o primeiro a levantar a taça, que foi passando de mão em mão, levantada pelos atletas, para delírio da massa alvinegra. O técnico Cuca, vestido com a camisa com a imagem de Nossa Senhora, que ele utilizou durante a reta final, foi o primeiro a discursar.

“Torcida do Atlético, vocês fazem parte da campanha, vocês foram fundamentais para o título. É diferente de tudo que eu já vi. Vocês são a melhor entre elas (torcidas)”, afirmou Cuca, encerrando a fala com um grito de "é campeão da América". O treinador foi entusiasticamente aplaudido. A alegria não era apenas dos torcedores no chão da Praça Sete, muitas pessoas ocupavam terraços, janelas de prédios comerciais. Nas ruas próximas, muita gente tentava se aproximar. Ônibus saíam dos bairros, levando mais torcedores, vestidos com camisas do Atlético e portando bandeiras do clube.

  • Bernardo Lacerda/UOL

    Um número maior de torcedores do Atlético-MG foi chegando à Praça Sete com o passar do tempo e após a chegada dos campeões, que falaram como público e mostraram a taça

Cerca de uma hora antes do início marcado para a festa em comemoração do título do Atlético-MG e ainda sem a presença dos jogadores, cerca de 10 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, já ocupavam a Praça Sete, no início da noite desta quinta-feira. Os atleticanos esperavam pela chegada dos atletas campeões, que deixaram as imediações do Mineirão, por volta das 19h, em desfile pela Avenida Antônio Carlos. A previsão da Corporação, às 19h45, já era do dobro de pessoas no local: 20 mil torcedores alvinegros.

Os jogadores do Atlético-MG, divididos em três caminhões do Corpo de Bombeiros, chegaram à Avenida Abraão Caran, que foi palco de confrontos entre manifestantes e Polícia Militar durante a Copa das Confederações, no ônibus do clube e foram recedidos por torcedores que se postaram na confluência dessa via com a Avenida Antônio Carlos.

Os campeões saudaram os torcedores, quando trocavam o ônibus pelos caminhões dos Bombeiros. Bernard, que está se transferindo para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, teve seu nome intensamente gritado, com pedidos de “fica Bernard”. Ronaldinho Gaúcho, que estaria na mira do Besiktas, da Turquia, também foi aclamado. Ele estava ao lado de seu parceiro dentro e fora de campo, Jô. Segundo a PMMG, entre 2.500 e 3 mil torcedores estavam concentrados no ponto do início do desfile.

  • Bernardo Lacerda/UOL

    Um grande número de torcedores atleticanos estava à espera da chegada dos campeões da Libertadores na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, para comemorar o título

Até o zagueiro Gilberto Silva, que será submetido à cirurgia para corrigir ruptura do menisco do joelho direito, na manhã desta sexta-feira, no Hospital Mater Dei, participou do desfile em carro do Corpo de Bombeiros.

Na Praça Sete, palco principal da festa, que teve o trânsito para veículos todo fechado, desde às 15h, o estabelecimentos comerciais, em sua maioria, fecharam as portas por volta das 17h. Alguns poucos resistiram até às 18h, mas, nesse horário, uma hora antes do normal, todas já tinham encerrado expediente.

Dois trios elétricos já estavam posicionados, com bastante antecedência. Um deles, o principal, onde fica a banda e onde os jogadores atleticanos estarão para comemorar com os torcedores. O outro menor, para outros convidados e apoio. Por volta das 18h30, o sistema de som, bastante potente, começou a executar músicas. Os shows, que se iniciarão após a chegada dos atletas, serão feitos por Tuca Fernandes, cantor de axé, e a dupla sertaneja Rick e Ricardo.

  • Reprodução/Instagram Gilberto Silva

    Atleticanos Neto Berola, Ronaldinho, Gilberto Silva , Alecsandro e Leandro Donizete durante desfile em carro do Corpo de Bombeiros n início da noite, em Belo Horizone

A Polícia Militar cercou o trio principal, com grades de ferro, e os torcedores se posicionaram atrás. Pelo menos 120 policiais foram designados para trabalhar na Praça Sete, juntamente com outros 200 seguranças particulares, contratados pelo Atlético-MG.

O hino do Galo abriu a programação, seguida de música da Galoucura, maior torcida organizada atleticana, e de um repertório variado. A distribuição das 100 mil latas de cervejas, número corrigido pelo Atlético que chegou a falar em 200 mil, ainda não tinham sido iniciada, por volta das 19h.

Os ambulantes, no entanto, não deixavam os torcedores a seco. Além da cerveja, vendedores ofereciam faixas, pôster, bandeiras e bonés, todos relacionados ao título. Além disso, um vendedor, que não revelou o nome, comercializava um DVD pirata, com a narração de todos os gols do Atlético na campanha da Libertadores, feita por Mário Henrique, o Caixa, locutor da Rádio Itatiaia e bastante identificado com os atleticanos. “Trouxe 200, a R$ 5 cada e já vendi mais de 20”, comentou o ambulante, por volta das 19h.

Com a proximidade dos atletas campeões e ao som da banda Tykerê, de pagode, que já prestou homenagem a Bernard, o clima de euforia foi tomando conta da Praça Sete. O público, que estava mais quieto, passou a se animar e nos intervalos das músicas do show, entoava cânticos e slogans que fizeram sucesso na vitoriosa campanha da Libertadores.

Durante a festa na Praça Sete, os torcedores gritaram em coro "fica Bernard". O  atacante está perto de se transferir para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador agradeceu o carinho dos atleticanos. “Vocês merecem esse título, comemorar muito. Obrigado, tento retribuir da melhor forma”, disse.

Ronaldinho Gaúcho também faltou para os torcedores. “Sou muito grato a vocês eu me abraçaram no momento mais difícil da minha vida. Lembrarei de vocês para sempre. Aqui é Galo, p.!”, discursou o camisa 10 atleticano, segurando camisa da Galoucura. O atacante Guilherme chegou agitando uma bandeira do Atlético-MG.

* Atualizada às 20h25