Topo

Marcelo evita pré-julgamento de rivais, mas vê Cruzeiro com chances na Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

13/12/2013 19h58

Definidos os grupos da Libertadores, o técnico Marcelo Oliveira mostrou otimismo em conquistar o título com o time celeste e entende que os brasileiros têm boas chances de avançar na competição. Ele espera que o Cruzeiro aproveite essa tendência para ir longe e conquistar o segundo tricampeonato de forma consecutiva.

“Acho que os brasileiros têm boa chance, analisando que o Brasil não está perdendo tão facilmente os jogadores, está conseguindo reter os jogadores e até repatriando alguns. Então, é uma tendência e a gente tem, não é deitar nisso, mas aproveitar disso para fazer uma grande competição, chegar a final e buscar esse título”, disse o treinador, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Dentre os brasileiros, há quase que um consenso de que os dois mineiros, que foram os cabeças de chave do país, pegaram os grupos mais fáceis.  De adversários definidos, o Cruzeiro terá na sua chave o Defensor Sporting, do Uruguai, e um representante peruano, que será Real Garcilaso ou Universitário. O último integrante pode ser um chileno ou um paraguaio.

Apesar de serem adversários poucos tradicionais, o técnico garantiu que preparar os jogadores para não serem surpreendidos e acredita em dificuldades. “Isso de pré-julgamento é até perigoso, porque às vezes o clube acha que pegou uma chave mais tranquila e não se prepara tanto, não se mobiliza tanto”, declarou.

O treinador ainda analisou os adversários e demonstrou preocupação com a altitude, que pode acontecer se o Real Garcilaso cair na chave. “Acho que são adversários que não tem grande tradição, mas são adversários de escolas que brigam muito, competitivas, o futebol uruguaio é assim.  O peruano ainda tem a chance de pegar altitude e é um problema que tem que ser resolvido, e La U ou o time paraguaio o Guarani. Então tem que se preparar bem”, ressaltou o comandante.

A Universidad de Chile (La U) ainda não está definida como o representante chileno, mas é o time que mais desperta atenção dos brasileiros. Ela disputará um torneio junto com a Universidad Católica, Deportes Iquique e Palestino para definir quem irá enfrentar o Guarani, na pré-Libertadores. Quem avançar desse confronto entra no grupo 5.

PRÉ-LIBERTADORES É DEFINIDA E BOTAFOGO ENFRENTA A ALTITUDE

Botafogo e Atlético-PR já sabem quem serão os seus adversários na Pré-Libertadores.

 

O time carioca enfrentará dois adversários. Um é Deportivo Quito, do Equador. O outro é a altitude, já que a cidade de Quito fica a mais de 2000 metros acima do nível do mar.

 

O Atlético-PR, por sua vez, medirá forças com o Sporting Cristal, um tradicional clube peruano.

 

A classificação virá após um confronto mata-mata, em jogos de ida e volta.

CONFIRA QUAIS SÃO OS GRUPOS DA LIBERTADORES 2014

  • Grupo 1: Vélez Sarsfield (ARG), Bolívia 2, Peru 1, [Sporting Cristal (PER) ou Atlético-PR ]

  • Grupo 2: Unión Española (CHI), Argentina 3, Independiente José Terán (EQU), [Deportivo Quito (EQU) ou Botafogo]

  • Grupo 3: Cerro Porteño (PAR), O’Higgins (CHI), Deportivo Cali (COL), [Caracas (VEN) ou Argentina 5]

  • Grupo 4: Atlético-MG, Nacional (PAR), Zamora (VEN), [Morelia (MEX) ou Santa Fé (COL)]

  • Grupo 5: Cruzeiro, Defensor Sporting (URU), Peru 2, [Chile 3 x Guarani (PAR)]

  • Grupo 6: Newell’s Old Boys (ARG), Grêmio, Atlético Nacional (COL), [Oriente Petrolero (BOL) ou Nacional (URU)]

  • Grupo 7: Bolívar (BOL), Flamengo, Emelec (EQU), León (MEX)

  • Grupo 8: Peñarol (URU), Arsenal (ARG), Deportivo Anzoategui (VEN), Santos Laguna (MEX).