Topo

Grêmio quer acabar com "maldição" contra colombianos em torneios continentais

Enderson Moreira e Pará pregam respeito contra o Nacional-COL no jogo de terça-feira na Arena do Grêmio - REUTERS/Andres Stapff
Enderson Moreira e Pará pregam respeito contra o Nacional-COL no jogo de terça-feira na Arena do Grêmio Imagem: REUTERS/Andres Stapff

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

24/02/2014 06h06

Os confrontos do Grêmio contra colombianos nos últimos dois anos não trazem boas lembranças. Em 2012, o clube gaúcho foi desclassificado pelo Millonarios nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Na temporada passada, foi o Independente Santa Fé que acabou com o sonho do tricampeonato da Libertadores nas oitavas de final. Com um início de temporada bastante diferente em 2014, a expectativa é vencer o Atlético Nacional na terça-feira e assumir a liderança do grupo 6 da competição continental.

“Não tenho uma lembrança muito boa dos confrontos contra colombianos. Fomos eliminados dois anos seguidos por times da Colômbia, mas espero que na terça-feira  a gente quebre essa maldição, vamos dizer assim. Nosso time é muito bom e temos tudo para ganhar do Nacional na Arena”, declarou o lateral Pará.

Se depender do histórico de confrontos na Libertadores, os torcedores do Grêmio podem esperar mais uma vitória sobre os colombianos. Em 18 confrontos, nas 14 edições que participou da competição, o clube gaúcho venceu nove jogos, empatou três e perdeu seis.

Em casa, os números são ainda melhores. Na única partida enfrentando colombianos na Arena, vitória por 2 a 1 sobre o Santa Fé, em 2014. Nos jogos disputados no Olímpico, seis vitórias e dois empates. Nunca o tricolor foi derrotado por equipes da Colômbia em Porto Alegre.

Em confrontos contra o Atlético Nacional, dois encontros inesquecíveis para os gremistas em Libertadores. Em 23 de agosto de 1995, o Grêmio venceu por 2 a 1, com gols de Marulanda, contra, Jardel e Paulo Nunes. Na volta, em Medellin, empatou em 1 a 1, com gol do volante Dinho. Com os resultados, os gaúchos conquistaram o bicampeonato da competição sul-americana.

Mesmo com os números históricos favoráveis, a comissão técnica do Grêmio prega respeito pelo adversário. Ambos os clubes tem três pontos e lideram o grupo 6. Na estreia, o clube de Medellin venceu o Newell’s Old Boys, da Argentina, por 1 a 0, no estádio Atanasio Girardot.

“É uma equipe extremamente técnica e rápida. É um grande adversário e de muita qualidade. Precisamos de força máxima nas arquibancadas na terça-feira porque o torcedor vai ser fundamental nesse compromisso difícil que teremos contra essa equipe colombiana, que é muito forte”, afirmou o técnico Enderson Moreira.

A definição do time do Grêmio para o jogo contra o Atlético Nacional ocorre no treinamento marcado para as 16h na Arena. O jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores está marcado para terça-feira, às 22h, em Porto Alegre.