Topo

Semelhanças entre as campanhas de 2013 e deste ano animam Atlético na Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

27/02/2014 08h05

A vitória sobre o Independiente Santa Fé, por 2 a 1, na quarta-feira, colocou o Atlético-MG na liderança isolada do Grupo 4 da Libertadores. Assim como aconteceu em 2013, o clube tem como meta conquistar o primeiro lugar geral da fase de classificação do torneio. E algumas semelhanças no começo das campanhas deixam o alvinegro mineiro animado.

Em 2014, assim como no ano passado, o time mineiro somou seis pontos nos dois primeiros jogos, ocupando a liderança dos seus grupos. Neste ano, a equipe mineira venceu o Zamora, por 1 a 0, como visitante, e o Santa Fé, por 2 a 1, como mandante.

Curiosamente, a estreia da equipe em casa, nos dois anos, aconteceu com vitória por 2 a 1, com o atacante Jô marcando um dos gols. Outro ponto em comum nas campanhas, nas duas temporadas, o Atlético marcou um gol proveniente da cobrança de lateral, com Marcos Rocha, na partida de estreia no Independência.

Em 2013, a vitima foi o São Paulo, que foi batida por 2 a 1. O primeiro gol, marcado por Jô, saiu em um lance inusitado. Ronaldinho Gaúcho bebia água dada por Rogério Ceni, enquanto a partida estava paralisada. Ao recomeçar, o atleta foi lançado por Marcos Rocha, em cobrança de lateral, cruzando para o centroavante completar para o gol.

Neste ano, Marcos Rocha foi novamente decisivo cobrando lateral. Quando a partida estava empatada, o lateral mandou para a área do Santa Fé, a bola passou pelos defensores colombianos e pelos atacantes atleticanos e sobrou para Neto Berola, que finalizou de voleio, para o fundo das redes, decretando a vitória.

Apenas quatro times conseguiram somar seis pontos nas duas primeiras rodadas da Libertadores. Além do Atlético-MG, Grêmio, Vélez  e Santos Laguna venceram as duas partidas que disputaram. “Passo importante, nada mais do que isso, somente isso”, minimizou o técnico Paulo Autuori.

O volante Pierre reconhece que a campanha atleticana em 2014 tem sido parecida com a do ano passado. “Tínhamos como meta assumir a liderança do grupo, isso aconteceu, agora é continuar com esta mentalidade vitoriosa. A equipe mostrou maturidade, mesmo com placar adverso tivemos tranquilidade, conseguimos a virada”, afirmou.

Em 2013, o clube mineiro somou 15 pontos na fase de grupos, tendo perdido apenas uma vez, para o São Paulo, classificando como o melhor time da primeira fase da Libertadores, situação que foi decisiva para o Atlético, que teve o poder de decidir os duelos até a final, dentro de casa.

“Estamos repetindo o que a gente fez ano passado, objetivo é este, terminar em primeiro do grupo, primeiro geral, para ter a vantagem do segundo jogo em casa. Era importantíssimo a gente voltar a vencer em casa, ainda mais pela Libertadores, voltando a jogar em casa, parabéns a todo”, observou Diego Tardelli.

Autuori comemorou a segunda vitória e ressaltou a força do Santa Fé. “Importante a vitória, antes do jogo falávamos da equipe, bem experiente, comportamento fora de casa, os jogos contra o Morelia, achei que jogou melhor fora do que no jogo de volta. Equipe forte, jogadores experientes que não se apavoram e vão lutar pela classificação”, disse.