Topo

Árbitro de jogo do Cruzeiro na Libertadores já sofreu ameaças por erro na Argentina

Árbitro Diego Abal (cercado por jogadores do Chile) apitará Cruzeiro e Defensor Sporting, no Uruguai - Karel Navarro/AP
Árbitro Diego Abal (cercado por jogadores do Chile) apitará Cruzeiro e Defensor Sporting, no Uruguai Imagem: Karel Navarro/AP

Do UOL, em Belo Horizonte

07/03/2014 15h36

A Conmebol divulgou a escala de árbitros para a próxima rodada da Libertadores, que colocou o argentino Diego Abal para apitar o jogo entre Cruzeiro e Defensor, na próxima terça-feira, às 19h, no Uruguai. O juiz é considerado um dos melhores do país e será o representante da Argentina na Copa do Mundo. Porém, ele já sofreu com ameaças de morte por um erro no Campeonato Argentino.

O caso aconteceu em março de 2012, no empate entre Colón e San Lorenzo, pelo campeonato argentino. Com o San Lorenzo na luta contra o rebaixamento, o árbitro validou um gol irregular do Colón e a partida terminou empatada em 1 a 1. A maior reclamação foi porque o assistente assinalou o impedimento, a defesa parou na jogada e ele mandou seguir o lance.

Depois do incidente, o árbitro chegou a receber várias ligações anônimas e seguidas ameaças de morte, que foram reveladas por seu irmão Pablo Abal. Após a falha, Diego Abal foi punido pela AFA e ficou um período sem ser escalado.

Depois disso, o árbitro recuperou seu prestígio e participou da Copa das Confederações do ano passado, onde apitou apenas uma partida, entre Itália e Japão, no qual os europeus venceram por 4 a 3, na Arena Pernambuco, em Recife. Neste ano ele retorna ao Brasil para apitar na Copa do Mundo.

O último jogo de um time brasileiro que Diego Abal participou foi na semifinal da Copa Sul-Americana, entre São Paulo e Ponte Preta. Na ocasião a equipe de Campinas surpreendeu o tricolor paulista e venceu a primeira partida, por 3 a 1, em pleno Morumbi, e conquistou a vaga na final no jogo da volta, ao empatar em 1 a 1.