Topo

Cruzeiro desafia série invicta dos uruguaios por 1ª vitória fora de casa

Do UOL, em Belo Horizonte

11/03/2014 06h00

Depois de ser derrotado pelo Real Garcilaso, por 2 a 1, no Peru, o Cruzeiro busca a primeira vitória fora de casa na Libertadores diante do Defensor Sporting, nesta terça-feira, às 19h, em Montevidéu, no Uruguai. O time comandado por Marcelo Oliveira terá que superar a pressão da torcida no acanhado estádio Luis Franzini e interromper a sequência de cinco jogos invicto do anfitrião.

Curiosamente, o Defensor estreou mal tanto no campeonato local quanto na Libertadores. Em seu primeiro jogo no Clausura, o time uruguaio perdeu para o Liverpool, jogando em casa, e depois não sofreu nenhuma derrota sequer. No torneio continental o cenário se repetiu com o revés para a Universidad de Chile na primeira partida e a recuperação com a goleada sobre o Real Garcilaso, por 4 a 1.

O Defensor vem de quatro vitórias e apenas um empate neste período, o que representa 80% dos pontos conquistados. Foram 14 gols marcados nesta sequência e apenas cinco sofridos. O bom rendimento fez a equipe subir no torneio local e já está na terceira posição, com apenas dois pontos a menos que o líder Fénix.

Os números positivos do rival chamam a atenção de Marcelo Oliveira, que espera um duelo disputado. “É um adversário rápido que joga competindo muito, que marca forte. O futebol uruguaio usa muito da vibração, da raça, da vontade de vencer, aliando boa técnica também. Então o que podemos esperar é um jogo difícil, com um espírito de competição muito acirrado”, observou o treinador.

Marcelo também demonstrou preocupação com o jogo aéreo, que é um dos pontos fortes da equipe uruguaia e uma das armas proporcionadas pelo estádio Luis Franzini. O antigo estádio possui uma estrutura acanhada, com as arquibancadas muito próximas ao gramado.

O técnico promoveu a entrada de Rodrigo Souza no lugar de Lucas Silva para ter uma marcação mais forte e uma melhor estatura nas bolas aéreas. O volante recém-contratado foi testado nas duas últimas partidas dos titulares com Nilton e mantido pelo treinador celeste.

Mesmo que o momento do Defensor seja bom, a situação do Cruzeiro também é excelente. A equipe celeste perdeu apenas uma partida na temporada, justamente na estreia da Libertadores, e já está há sete jogos sem derrota, sendo seis vitórias consecutivas.

Por conta dos bons números e o forte elenco, além da grande atuação contra a Universidad de Chile, quando goleou por 5 a 1 jogando no Mineirão e assumiu a liderança do grupo 5 no saldo de gols, os uruguaios apontam os mineiros como favoritos.

No entanto, os cruzeirenses preferem minimizar esse favoritismo e pregam muito respeito ao adversário. “Não digo favorito, isso tem que deixar fora de campo, porque dentro de campo não existe. Temos que respeitar o adversário para que possamos vencer o Defensor aqui”, afirmou o meia-atacante Ricardo Goulart.

Além da manutenção de Rodrigo Souza no meio-campo, o técnico retorna com alguns titulares que foram poupados no jogo contra o Tupi, como os laterais Ceará e Egídio, o zagueiro Bruno Rodrigo e o atacante Dagoberto. Os dois últimos nem foram relacionados para a partida do último final de semana por causa do desgaste físico, mas já estão recuperados.

DEFENSOR X CRUZEIRO

Data: 11/03/2014 (terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio Luis Franzini, Montevidéu (URU)
Árbitro: Diego Abal (ARG)
Auxiliares: Gustavo Rossi (ARG) e Ernesto Uziga (ARG)
Transmissão: Sportv

DEFENSOR
Campaña; Pintos, Correa, Malvino e Herrera; Cardaccio, Fleurquin, Leonardo Pais e Olivera; Gedoz e Risso
Técnico: Fernando Curuchet
 
CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Rodrigo Souza, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira