Topo

Atlético-MG defende 100% no Paraguai em local histórico para Ronaldinho

Do UOL, em Belo Horizonte

12/03/2014 06h00

Com 100% de aproveitamento na fase de grupos, o Atlético-MG enfrenta o Nacional, nesta quarta-feira, às 22h, na Ciudad del Este, pela terceira rodada do grupo 4 da Libertadores, disposto a encaminhar a classificação para as oitavas de final e seguir na briga pelo primeiro lugar geral para garantir vantagem no mata-mata.

A partida desta quarta-feira será especial para Ronaldinho Gaúcho e também para os paraguaios que terão a chance de rever o camisa dez de perto. O meia atleticano voltará ao estádio Antônio Aranda, local onde marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção brasileira, contra a Venezuela, pela Copa América de 1999.

Na época, o estádio ainda recebia o nome de Antonio Oddone Sarubbi. Ronaldinho, com apenas 19 anos, entrou no segundo tempo, quando o Brasil já vencia por 4 a 0. O jogador marcou ali o seu primeiro gol com a camisa amarela, um golaço, ao 'chapelar' um adversário que o marcava.

Autor de uma assistência na Libertadores, diante do Zamora, para o gol de Jô, o da vitória atleticana na estreia, o camisa dez espera se motivar e inspirar na partida que aconteceu há mais de 14 anos para recuperar o bom futebol do ano passado e o poder de decisão que mostrou na temporada passada.

Uma vitória é de fundamental importância para o time mineiro alcançar o objetivo traçado para a fase de grupos. Terminar na primeira colocação, assegurando a classificação matemática no duelo de volta contra o Nacional, no Independência e lutando pela primeira colocação geral. Além do Atlético, apenas Grêmio, Velez e Santos Laguna possuem 100% de aproveitamento.

“A gente sabe o tanto que é importante acabar com boa campanha na fase de grupos para ter na outra fase o direto de decidir em casa. Vamos com esse intuito de ganhar esses três pontos e encaminhar a classificação”, reconheceu o atacante Jô.

Pela terceira vitória na fase de grupos e para aumentar a sequência de seis jogos com triunfos e oito sem derrotas, o técnico Paulo Autuori terá o retorno de Dátolo à lateral esquerda. O jogador não atuou nos últimos três jogos, quando foi poupado com dores musculares. Na mesma situação, Jô e Otamendi, que foram ausências no mesmo período, por opção do treinador e por servirem a seleção brasileira e argentina, retornam.

De pouca expressão no Paraguai e com uma torcida pequena, o Nacional vive momento de alta. O time venceu o Cerro Porteño, no final de semana, pelo campeonato nacional e assumiu a vice-liderança, com dez pontos, um a menos que o líder Libertad.

Na Libertadores, o time paraguaio ainda busca melhor colocação e mais equilíbrio. O time foi derrotado pelo Santa Fé, na Colômbia, e bateu o Zamora, por 1 a 0, no Paraguai. Um triunfo sobre o Atlético poderá colocá-lo entre os dois primeiros e embolar de vez o grupo 4. Uma derrota, por outro lado, complicará as chances de classificação da equipe.

NACIONAL-PAR X ATLÉTICO-MG

Data: 12/03/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio Antônio Aranda, Ciudad del Este (PAR)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: van Nuñez (ARG) e Ariel Scime (ARG)

Nacional-PAR
Ignacio Don; Ramón Coronel, Leonardo Cáceres, Raúl Piris e David Mendoza; Marcos Melgarejo, Marcos Riveros, Derlis Orué e Silvio Torales; Julián Benítez e Fredy Bareiro
Técnico: Gustavo Morinigo

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre, Josué, Ronaldinho Gaucho e Diego Tardelli; Fernandinho e Jô
Técnico: Paulo Autuori