Topo

Com derrota no Uruguai, Cruzeiro tem pior início na Libertadores desde 1997

Do UOL, em Belo Horizonte

12/03/2014 06h00

Mais uma vez jogando fora de casa, o Cruzeiro encontrou dificuldades diante do Defensor Sporting, do Uruguai, e acabou sendo derrotado por 2 a 0. O resultado negativo deixa o time celeste com apenas três pontos conquistados em três jogos, que é o seu pior início na competição desde 1997, quando a equipe conquistou o bicampeonato.

Naquele ano, o Cruzeiro começou o torneio muito mal e perdeu as três primeiras partidas para Grêmio, Sporting Cristal e Alianza Lima. Porém, o time estrelado se recuperou no returno do grupo e venceu os três adversários, somando nove pontos e terminando na segunda colocação do grupo. Depois disso, foi avançando no mata-mata até chegar às finais e superar o Sporting Cristal, sob o comando de Paulo Autuori, atual técnico do rival Atlético.

À época, a Libertadores ainda possuía uma formula diferente, com 21 participantes e cinco grupos na primeira fase. Cada chave tinha quatro integrantes e se classificavam três times, com o atual campeão integrando a competição a partir das oitavas de final, como aconteceu com o Cruzeiro em 1998, quando o time celeste foi eliminado pelo Vasco da Gama.  

Nas participações seguintes, a equipe celeste sempre passou com facilidade pela fase de grupos e na primeira colocação. A única exceção foi em 2010, quando o time conquistou 11 pontos, sendo quatro nos primeiros três jogos, e ficou na segunda posição do grupo atrás do Vélez.

Nas 13 edições de que participou anteriormente, o time celeste sempre chegou à fase de mata-mata. Para não correr o risco disso acontecer pela primeira vez em sua história, o Cruzeiro terá que buscar a recuperação no próximo dia 20, diante do mesmo Defensor, jogando no Mineirão.

Com o revés, o time celeste ficou estacionado nos três pontos e viu a equipe uruguaia assumir a liderança com seis. Na estreia, o Cruzeiro foi derrotado pelo Real Garcilaso, do Peru, em Huancayo, por 2 a 1, e o seu único triunfo até o momento, foi por goleada sobre o Universidad de Chile, por 4 a 1.

O atacante Willian lamentou a derrota principalmente por entender que o time foi melhor na primeira etapa. “A equipe começou bem, a gente dominou o início do jogo, foi favorável para a gente o domínio de bola, mas futebol é assim, nem sempre é vitórias”, afirmou.

Apesar do revés, Willian demonstrou confiança na reversão do quadro e na classificação. “Vamos erguer a cabeça, faz parte da Libertadores, tem que estar todo mundo de cabeça erguida, com confiança, não pode deixar de ter confiança. Temos um grupo muito fechado e vamos estar juntos para reverter essa situação”, ressaltou