Topo

Cruzeiro se concentra em reação na Libertadores 'esquece' Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

12/03/2014 08h01

Depois de sofrer a segunda derrota na Libertadores jogando fora de casa, o Cruzeiro ficou em situação delicada quanto à classificação e viu o líder abrir três pontos de vantagem no disputado grupo 5. Para não colocar a vaga à próxima fase em risco, a equipe celeste se concentrará o torneio sul-americano e ‘esquecerá’ o Campeonato Mineiro.

O técnico Marcelo Oliveira confirmou que utilizará um time reserva diante do Tombense, no próximo domingo, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Como o time já está classificado para as semifinais e a com a primeira posição garantida, o treinador se concentrará no Defensor para buscar a vitória na próxima quinta-feira, no Mineirão.

“Vai um time totalmente reserva, vamos trabalhar bem esse time do Defensor para buscar uma vitória contra eles lá (no Mineirão)”, disse o treinador celeste, depois da derrota para o Defensor, por 2 a 0, na terça-feira, em Montevidéu, pela terceira rodada do grupo 5 da Libertadores.

Depois de perder duas partidas fora de casa, Marcelo Oliveira ressaltou a necessidade de conquistar os pontos restantes dentro de casa e tentar surpreender a Universidad de Chile atuando como visitante.

“Agora nós temos dois jogos em casa e um fora. Temos que fazer um aproveitamento de 100% em casa para buscar um resultado contra a Universidad de Chile lá”, afirmou o técnico cruzeirense, projetando a classificação para as oitavas de final e a necessidade de evitar um vexame histórico, já que o Cruzeiro nunca foi eliminado na fase de grupos.

Os jogadores adotaram o mesmo discurso. Para o atacante Willian, é o momento de reflexão para pensar nos erros cometidos no Uruguai e não voltar a ser surpreendido na competição sul-americana, pois mais uma derrota poderá custar a classificação do time estrelado.

“Agora é momento para refletir, temos mais um jogo para finalizar a primeira fase do Mineiro, temos que ter um bom retorno para o Brasil, ajeitar esses detalhes, sabemos que jogar fora é difícil, mas temos condições de fazer jogos melhores e estar vencendo”, admitiu o camisa 25.

O goleiro Fábio já convocou a presença dos torcedores para ajudar o time a vencer os uruguaios e não ficar em situação complicada na tabela. “Vamos trabalhar e com o apoio do torcedor vamos estar apto a fazer um belo jogo, como fizemos diante do Universidad de Chile e buscar a vitória”, disse se referindo a goleada sobre os chilenos, por 5 a 1, no único jogo da equipe em casa.

O zagueiro Bruno Rodrigo foi outro que já começou a fazer as contas para a classificação e ressaltou a importância do Cruzeiro não perder mais pontos na competição para garantir a classificação e, se possível, na primeira posição para pegar um adversário teoricamente mais fácil na próxima fase.

“Agora é ter tranquilidade, temos que recuperar os pontos, fazer um bom jogo lá de volta contra eles, jogando em casa tem que fazer o dever de casa, e é depois pensar mais para frente, buscar os pontos também contra a La U”, explicou o zagueiro.

Com apenas três pontos em três jogos, o Cruzeiro tem seu pior início na Libertadores desde 1997, quando conseguiu se recuperar na competição e faturar o título. Agora o time de Marcelo Oliveira terá missão semelhante e o jogo contra o Nacional será tratado como uma final, já que o adversário poderia abrir até seis pontos de vantagem caso vença novamente.