Topo

Cruzeiro mira exemplo de goleada recente em revanche com Defensor

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

20/03/2014 06h00

O Cruzeiro enfrenta o Defensor Sporting, nesta quinta-feira, às 22h, disposto a se reabilitar na Libertadores e voltar à zona de classificação às oitavas de final. Depois de perder para os uruguaios jogando fora de casa, por 2 a 0, e cair para o terceiro lugar, o time celeste aposta na força do Mineirão e no apoio da torcida para dar o ‘troco’ e ultrapassar o rival na tabela do grupo 5 da competição.

O plano é repetir a boa atuação que teve contra a Universidad de Chile na única partida disputada em casa, pela Libertadores, quando o Cruzeiro goleou os chilenos por 5 a 1, e novamente marcar muitos gols para superar o rival no saldo. O time de Marcelo Oliveira precisará de ao menos dois gols de vantagem para assumir a segunda colocação do grupo.

A boa exibição em casa virou referência para os jogadores, que não conseguiram repetir o desempenho fora de casa e sequer conquistaram um ponto como visitante. Com a necessidade de vitória, os 100% de aproveitamento jogando no Mineirão na temporada, onde disputou sete jogos, serve de confiança e motivação para superar o momento negativo.

“A nossa situação hoje não é boa, mas pode ser melhor a partir de quinta-feira. A expectativa é de fazer um bom jogo, a gente pode reverter esse quadro, e só depende dos nossos resultados. O histórico do Cruzeiro no Mineirão é muito bom, vamos preparar para esse jogo, mobilizar bastante, um jogo de caráter extremamente decisivo, e fortalece muito com uma vitória”, observou o técnico Marcelo Oliveira.

Com o triunfo da Universidad de Chile sobre o Real Garcilaso, por 1 a 0, na terça-feira, a vitória diante do Defensor Sporting se tornou ainda mais importante e é necessária para a sobrevivência do time celeste, já que uma derrota deixaria a equipe praticamente eliminada. Um empate faria com o que o Cruzeiro não dependesse apenas dos próprios resultados para conquistar a vaga.

Por isso, Nilton ressalta a importância de fazer os gols para superar o rival, que impôs muitas dificuldades ao Cruzeiro no Uruguai. “Vamos tentar fazer o que fizemos no primeiro tempo lá e o que fizemos contra a Universidad. Nossa equipe precisa fazer gols, ano passado fomos o melhor ataque da temporada e não podemos perder essa característica”, analisou.

Para reencontrar os gols, Marcelo Oliveira promoveu duas alterações na equipe com o intuito de deixar o time mais ofensivo. O volante Lucas Silva retornou ao time no lugar de Rodrigo Souza com a missão de melhorar a saída de bola e aproveitar o chute de fora da área, que é uma das armas para superar o bloqueio defensivo do adversário.

A outra modificação foi com a entrada de Júlio Baptista na vaga de Marcelo Moreno. Sem conseguir balançar as redes pela Libertadores e com pouca mobilidade no ataque, o boliviano foi sacado do time e o técnico aposta na experiência de ‘La Bestia’, que ganhou esse apelido quando atuou pelo Sevilla justamente quando atuava mais próximo do gol e desempenhava a função de artilheiro.

Além das mudanças, outro fator que poderá beneficiar o Cruzeiro é a presença maciça dos torcedores, que corresponderam ao apelo dos jogadores e já garantiram o maior público da temporada na venda antecipada de ingressos. A expectativa é de que as duas partes revivam a sintonia que tiveram no Brasileirão do ano passado para o time se manter ‘imbatível’ em casa.

Para tentar surpreender novamente a equipe estrelada e quebrar os 100% de aproveitamento como anfitrião, o técnico Fernando Curutchet, do Defensor Sporting, também mexeu na sua equipe. O zagueiro Ramon Arias, que foi expulso na primeira partida, não poderá jogar e será substituído Nicolás Correa.

Já as outras duas modificações foram por opção do treinador, que deverá sacar o experiente volante Nicolás Olivera para a entrada de Federico Gino e colocar o atacante Matias Alonso na vaga de Ignacio Risso. O objetivo do treinador é retornar para o Uruguai com pontos na bagagem, nem que seja um empate para manter a distância para o Cruzeiro e dar um passo importante rumo à classificação.

CRUZEIRO X DEFENSOR SPORTING

Data: 20/03/2014 (quinta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Mauro Vigliano (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (ARG) e Javier Uziga (ARG)

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira
 
Defensor Sporting-URU
Campaña; Zeballos, Correa, Malvino e Robert Herrera; Federico Gino, Cardacio, Fleurquin e Arrascaeta; Gedoz e Matías Alonso
Técnico: Fernando Curutchet