Topo

Autuori conta com volta de Tardelli, Pierre e Ronaldinho na Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

31/03/2014 06h00

Depois de garantir vaga na final do Campeonato Mineiro contra o arquirrival Cruzeiro, o Atlético-MG se concentra na partida com o Santa Fé, quinta-feira, na Colômbia, pelo grupo 4 da Libertadores. O técnico Paulo Autuori conta com o retorno de titulares, entre eles Ronaldinho Gaúcho.

“Acho que o Pierre e o Tardelli não serão problemas. O Léo (Leonardo Silva) e o Marcos Rocha não jogaram pelo cartão. Acho que nosso departamento médico pode se pronunciar melhor, acredito que Fernandinho ficará de fora. Certamente o Tardelli e o Pierre estarão prontos. O Ronaldinho também vai para o jogo”, afirmou o treinador alvinegro.

Leonardo Silva e Marcos Rocha não estiveram em campo no empate com o América-MG, em 1 a 1, por causa do terceiro cartão amarelo que receberam na primeira partida das semifinais do Mineiro. Os jogadores cumpriram a suspensão automática e retornam sem problemas para compor o setor defensivo, que teve Edcarlos e Alex Silva no clássico de domingo.

No meio-campo, o técnico confirmou os retornos de Pierre e Ronaldinho. O volante atleticano ficou de fora das duas partidas da semifinal, a primeira cumprindo suspensão, e a segunda por conta de dores na panturrilha esquerda. Ele já retornou aos treinamentos físicos na sexta-feira e deve enfrentar o Santa Fe, ainda sem saber se jogará ao lado de Leandro Donizete ou Josué, que também está no departamento médico e tem situação indefinida.

Ronaldinho Gaúcho ficou de fora do primeiro jogo da semifinal por dores no joelho esquerdo, se recuperou ao longo da semana e não jogou domingo por opção do treinador, que preferiu deixar o camisa 10 somente treinando. Apesar do bom momento de Guilherme, o treinador garantiu o retorno do craque atleticano diante dos colombianos.

No ataque, Diego Tardelli também retorna à equipe depois de ficar de fora do segundo jogo das semifinais. O atacante sentiu dores musculares, mas não teve lesão constatada. Assim como Pierre, ele já começou as atividades físicas no sábado e não será problema para o treinador alvinegro. Por outro lado, Fernandinho dificilmente se recuperará e aí o técnico poderá definir entre Neto Berola, Guilherme e Marion para ser o substituto.

Com a intenção de buscar a classificação de forma antecipada, o técnico espera encontrar dificuldades na Colômbia, mas terá a equipe praticamente completa, com exceção de Josué e Fernandinho, para segurar a pressão dos adversários e conquistar um bom resultado. O empate já garante a equipe alvinegra na próxima fase.

“Acho que é uma boa equipe, fizeram um grande jogo aqui, tiveram posse de bola, esconderam a bola em alguns momentos. Estamos prontos para sofrer lá. Não vamos acomodar administrando o resultado, mas tem que saber defender, manter a bola longe do gol, fazer o que fizeram aqui. Temos qualidade e é um aspecto importante”, destacou o treinador.

Se quiser dar preferência para a posse de bola, Paulo Autuori poderá optar em escalar Guilherme na vaga de Fernandinho o que mudaria um pouco o esquema da equipe e daria mais cadencia, já o primeiro tem atuado armando as jogadas no meio-campo e não possui a velocidade como característica. Já Neto Berola e Marion têm estilo de jogo mais parecido com o do titular.