Topo

Atlético quer confirmar vaga na Colômbia para minimizar efeito de maratona

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

01/04/2014 06h00

O Atlético-MG fará quatro partidas nos próximos dez dias, sendo duas válidas pela Libertadores e outras duas pelo Campeonato Mineiro. O alvinegro mineiro trata o período como decisivo para o restante do ano e trabalha para conseguir resultados bons nas duas frentes.

A primeira decisão atleticana acontecerá nesta quinta-feira, contra o Independiente Santa Fé, em Bogotá, na Colômbia. O time atleticano precisa de um empate para garantir a classificação. Em caso de vitória, o alvinegro de Belo Horizonte confirmará também o primeiro lugar do Grupo 4.

Três dias depois, o alvinegro voltará a campo pelo primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, no Independência. O Atlético busca o tricampeonato regional e precisará reverter a vantagem celeste, que por ter tido a melhor campanha na fase de classificação, joga a decisão por dois resultados iguais.

“Agora é momento de Libertadores. Claro que não tem como não falar do clássico. Vantagem é deles, mas sabemos da nossa capacidade. Tivemos força e conseguimos reverter, e vamos tentar conseguir ser campeão de novo”, disse Pierre, referindo-se à decisão estadual do ano passado.

Na semana seguinte, a maratona de decisões seguirá para o Atlético, que enfrentará o Zamora, pela última rodada da fase de grupos, no Independência. A intenção da equipe é já chegar ao duelo classificado, precisando do resultado apenas para garantir a primeira colocação do Grupo 4 e para se classificar na melhor posição possível entre os classificados gerais.

“É bom, jogo de classificação, Libertadores. Depois a final contra o nosso rival. Já começa o frio na cabeça. Vamos em busca desses objetivos. Primeiramente classificação e depois pensar no Cruzeiro. Tentar o tricampeonato, há anos não acontece isso. Serve tudo de motivação para a gente”, observou Diego Tardelli.

Para conseguir resultados e chegar bem nas duas competições, o Atlético trabalha com programação forte de recuperação e treinos. O time viajará para a Colômbia já na tarde de terça-feira, voltando a capital mineira na manhã de sexta, quando no período da noite irá iniciar a concentração, que será antecipada para dois dias, antes da final do estadual.

“Agora é nos desligarmos do campeonato mineiro, uma classificação muito boa, dois jogos bons. E sabemos da importância da Libertadores, buscamos o bi da competição. Queremos a nossa classificação”, observou Pierre, que tenta manter o foco separado dos dois torneios.

Os dez dias próximos são considerados decisivos para o clube alcançar o apoio dos torcedores e aumentar a confiança no trabalho do técnico Paulo Autuori. “A equipe vem crescendo gradativamente. Tivemos um começo de ano não muito bom e termos de rendimento”, ressaltou Pierre.

“Depois fizemos boas partidas. Voltar nesse momento é bom, acrescenta à equipe. E jogo de Libertadores tem essa cobrança entre nós. Voltar e voltar bem para sair de lá com bom resultado”, acrescentou o volante atleticano, que pede apoio da torcida no período de decisões.