Topo

À espera de Anelka, Atlético-MG pega Zamora para ser 1º lugar do grupo

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

10/04/2014 06h00

O Atlético-MG encerra a fase de grupos da Libertadores, nesta quinta-feira, contra o Zamora, em horário alternativo, às 17h30, no Independência, com objetivo de ser primeiro do Grupo 4, mas com sua torcida mais ligada fora de campo, à espera da confirmação da chegada do francês Anelka a Minas. Além disso, o pensamento do torcedor atleticano está dividido como o segundo jogo da final do Estadual, contra o Cruzeiro, no próximo domingo, no Mineirão.

O alvinegro mineiro, com oito pontos, chega ao duelo com tranquilidade de já estar classificado de forma antecipada para as oitavas de final da Libertadores e precisando de um empate para garantir o primeiro lugar do Grupo 4. Porém, a vitória passa a ser importante para o Atlético para que a equipe se classifique melhor posicionada entre os primeiros colocados. Se for derrotado pelo Zamora, vice-líder, com 7, o time atleticano ficará em 2º.

“O objetivo é este (vencer), se não, não estaria falando que a equipe que vai jogar é praticamente a equipe de domingo. Isso é sinal da importância deste jogo para a gente”, disse o técnico Paulo Autuori. O time terá baixas importantes. Ronaldinho Gaúcho está mais uma vez fora, com dores no tornozelo direito. Ele faz tratamento para atuar no domingo. Victor é a ausência de última hora, também com dores no joelho direito. Seguem fora Réver, Emerson, Lucas Cândido, Pedro Botelho, Josué, Rosinei, Dátolo e Luan.

A torcida atleticana terá de enfrentar o horário diferente, 17h30, que é pouco comum para o meio de semana e até mesmo a pouca atração em campo para comparecer em bom número ao Independência e empurrar o time. A tendência é que o estádio não fique lotado.

A atenção da torcida está mais fora de campo do que realmente no duelo contra o Zamora. Os torcedores vivem a expectativa da chegada de Anelka, confirmado como reforço atleticano por Alexandre Kalil no domingo, mas que ainda não tem data definida para a chegada em Belo Horizonte para ser oficialmente apresentado como atleta do clube.

O duelo contra o Cruzeiro, o segundo pela final do Campeonato Mineiro também está na cabeça da torcida, que quer comemorar o tricampeonato e dos jogadores. “Vamos fazer uma boa partida, procurar vencer, jogo importante, mas sem esquecer que temos um jogo importante e difícil no domingo. Temos de saber jogar os dois jogos”, reconheceu Diego Tardelli.

O adversário desta quinta-feira será o Zamora, que vem surpreendendo na competição. O clube era considerado o azarão do Grupo 4 e está próximo de garantir a classificação inédita para a próxima fase do torneio. “Nós vamos jogar a partida mais importante da história do clube”, disse o técnico Noel Sanvicente. A equipe venezuelana está desde segunda-feira à noite em Belo Horizonte, fez treinos na Toca da Raposa II e o conhecimento do Independência. O desfalque é o meia Vargas, que será substituído por Torres ou Gonzalez.

“Futebol da Venezuela cresceu. Isso é claro nas últimas eliminatórias, os times iam sabendo de quando iam ganhar, isso mudou. O Zamora está fazendo uma campanha legal, fez bons jogos em casa e fora, jogo difícil, uma equipe aplicada, de preparo físico bom, ficou claro isso”, analisou Paulo Autuori.

A equipe venezuelana ficará de olho no outro jogo do grupo, entre Nacional e Independiente Santa Fé, que se enfrentam no Paraguai. O Zamora soma sete pontos e se vencer, ficará na primeira colocação. Em caso de empate, torcerá por vitória por até três gols do time paraguaio, para garantir no saldo de gols a classificação em segundo lugar no grupo 4. Já se perder, precisará de um empate no outro confronto para comemorar a passagem às oitavas de final.

ATLÉTICO-MG X ZAMORA

Data: 10/4/2014 (quinta-feira)
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Auxiliares: Francisco Mondria (Chile) e Raul Orellana (Chile)
Transmissão: Fox Sports

Atlético-MG
Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Alex Silva; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme e Diego Tardelli; Neto Berola e Jô
Técnico: Paulo Autuori

Zamora
Angulo; Zafra, López (Soto), España e Ovalle; Torres (Gonzalez), Arles Flores, Ramírez, Murillo e Clarke; Falcón
Técnico: Noel Sanvicente