Topo

Cruzeiro chega a 80 vitórias e alcança recorde na Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

10/04/2014 00h43

O Cruzeiro mais uma vez confirmou a sua força na Libertadores, venceu o Real Garcilaso por 3 a 0 e alcançou importante marca. Este foi o triunfo de número 80 no torneio continental, número que faz do time celeste o maior vencedor ao lado do São Paulo na história da competição. Os três pontos também garantiram a equipe de Marcelo Oliveira nas oitavas de final.

Apesar de estar empatado com o São Paulo, o Cruzeiro é a equipe que possui o melhor aproveitamento. O time celeste precisou de duas edições a menos que o time paulista e chegou a vitória de número 80 em 134 jogos, contra 157 do tricolor. O que representa um rendimento de 65,42% dos celestes contra 59,02% dos são-paulinos.

Embora tenha o melhor aproveitamento e possa ultrapassar o São Paulo em número de vitórias já na sequência da Libertadores, o Cruzeiro fica atrás do time paulista e do Santos no número de conquistas. Os dois são os brasileiros mais vencedores, com três títulos cada um. Com dois troféus, os mineiros ficam ao lado dos gaúchos Internacional e Grêmio.

A vitória também foi decisiva para a classificação do Cruzeiro para as oitavas de final, pois era o único resultado que interessava ao time celeste. Assim, o clube manteve a tradição de nunca ter sido eliminado na fase de grupos da Libertadores nas 14 edições que disputou, sendo que em que duas delas, em 77 e 98, já entrou direto na outra fase por ser o atual campeão.

Após o fim da partida o zagueiro Bruno Rodrigo destacou a reabilitação do Cruzeiro, que conseguiu vencer os dois jogos que precisava nas últimas rodadas e conquistar a vaga. “Sem dúvida missão cumprida. Acho que no começo da competição pecamos muito nos detalhes, perdemos pontos nos detalhes, e a partir da La U que a gente viu que tinha condição de chegar foi atrás, minimizando os erros, entramos fortes nos jogos e é assim que tem que ser em todos os jogos”, afirmou em entrevista à Fox Sports.

Agora o time de Marcelo Oliveira aguarda pela definição da fase de grupos, que acontece nesta quinta-feira, para saber qual será o adversário das oitavas de final. Existe a possibilidade até mesmo de já ter um clássico contra o Atlético-MG na próxima fase dependendo de um empate do rival e a combinação de outros resultados.