Topo

Mesmo sem jogar, Tinga tem dia de protagonista no Mineirão

Do UOL, em Belo Horizonte

10/04/2014 00h09

Recentemente recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o volante Tinga sequer foi relacionado para a partida contra o Real Garcilaso nesta quarta-feira e viu a vitória por 3 a 0 somente dos camarotes. Ainda assim, o camisa 7 foi o grande protagonista da noite e teve seu nome gritado no Mineirão, que recebeu mais de 40 mil torcedores.

Vítima das manifestações racistas no jogo contra o Real Garcilaso em Huancayo, quando o Cruzeiro perdeu por 2 a 1 na estreia da Libertadores, o meio-campista recebeu forte apoio dos torcedores celestes na noite desta quarta. Vários cruzeirenses levaram cartazes com mensagens de solidariedade ao volante e contra o racismo.

Além disso, torcedores usaram máscaras do jogador e pintaram o rosto de preto em forma de apoio na luta contra o preconceito e até mesmo como protesto contra pela punição considerada branda que a Conmebol aplicou ao time peruano, de US$ 12 mil. Teve até torcedor se caracterizando de Tinga. Antes da partida, a torcida azul também fez questão de gritar o nome do jogador.

No intervalo da partida, Tinga foi convidado pela TV Globo Minas para participar da transmissão e comentar sobre o duelo. O meio-campista agradeceu o carinho das arquibancadas. “Fico muito feliz não só por mim, mas por todos que já passaram por isso. Futebol tem uma importância muito grande e é importante se manifestar em qualquer tipo de ação, que seja favorável ao ser humano Não aconteceu só comigo, mas em todas as áreas, em todas as classes”, disse.

O volante ainda agradeceu aos companheiros pela bela exibição, pois já no primeiro tempo o Cruzeiro fez o placar que precisava para se classificar e atendeu o ‘desejo’ do camisa 7. “Fico feliz especialmente pelo nosso time responder dentro de campo, foi o que pedi para eles”, destacou.

Tinga lamentou a contusão que o deixou de fora da partida, pois voltou aos treinos somente na última segunda-feira e não figurou nem mesmo no banco de reservas. “Imaginava jogar esse jogo, voltei a treinar ontem (terça-feira) e acredito que no final de semana devo estar à disposição”, disse o jogador se referindo ao duelo contra o Atlético-MG.

O Cruzeiro volta a jogar no Mineirão no próximo domingo diante do maior rival pelo segundo jogo da final do Campeonato Mineiro. No primeiro duelo a equipe arrancou um empate sem gols no Independência e agora joga com a vantagem da igualdade para conquistar o título. Se tiver condições, Tinga poderá compor o banco celeste.