Topo

Cruzeiro muda estratégia por decidir em BH vaga à semifinal da Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

01/05/2014 19h05

Por ter sofrido na fase de grupos e se classificado apenas na segunda colocação da chave 5, atrás do Defensor, do Uruguai, o Cruzeiro teve que decidir as oitavas de final na casa do Cerro Porteño e se superou para vencer por 2 a 0. Agora, porém, o time foi teoricamente beneficiado pela classificação do San Lorenzo diante do Grêmio e tem a vantagem de decidir em casa por ter feito melhor campanha na primeira fase. Por isso, os jogadores ressaltaram a necessidade de mudar a estratégia. 

Para o meia-atacante Everton Ribeiro, o time tem que descansar bem para chegar inteiro à Argentina na próxima quarta-feira e fazer um jogo inteligente para trazer um bom resultado para a partida de volta, que será no Mineirão, no dia 14 de maio. “A gente vai decidir em casa agora, é diferente. A gente tem que ter uma boa estratégia para jogar lá”, disse o meia-atacante no desembarque da delegação celeste. 

Um dos heróis da classificação contra o Cerro Porteño ao marcar o segundo gol depois de voltar ao time recuperado de lesão na coxa direita, o atacante Dagoberto ressaltou a necessidade de analisar bem o próximo adversário e ter concentração para não sofrer tanto em terras adversárias e levar a decisão para Belo Horizonte, quando deverá contar com o apoio maciço da torcida estrelada. 

“Agora vamos estudar um pouco mais o San Lorenzo. Mudou o mando, agora a gente joga em casa o segundo jogo, diante do nosso torcedor, com o Mineirão mais uma vez lotado. É concentrar, o fator fundamental agora é estar bem focado e tirar lições do acontecido nos jogos anteriores para não corrermos tantos riscos”, declarou o camisa 11.

Esta será primeira grande decisão do time em casa na competição. Na fase de grupos, quando ficou pressionado, conseguiu reagir fora de casa e bater a Universidad de Chile por 2 a 0. O duelo contra o Real Garcilaso, apesar da necessidade de vitória, já era previsível que o time conseguisse os três pontos, que vieram até com certa tranquilidade. E nas oitavas de final novamente arrancou a classificação fora de casa.

Mesmo tendo deixado a desejar em alguns jogos importantes como mandante, por exemplo contra o Defensor, no empate em 2 a 2, e na igualdade em 1 a 1 com o Cerro Porteño, os jogadores demonstram confiança na classificação da equipe decidindo ao lado da sua torcida para seguir adiante em busca do tricampeonato continental, que é o principal objetivo do clube nesta temporada. 

“Confiança a gente tem e adquire ainda mais nesses jogos importantes. Tenho certeza que isso nos une ainda mais e nos motiva para buscarmos o nosso objetivo lá na frente, que é o título tão almejado da Libertadores. Claro que tem muita coisa pela frente, é até prematuro falar isso, mas estamos no caminho. A equipe está muito bem focada, muito bem preparada”, concluiu Dagoberto.