Topo

Nacional envolve Defensor em casa e sai na frente pela semi da Libertadores

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 23h10

Depois da parada para a Copa do Mundo, a Libertadores voltou já com um confronto decisivo. Nesta terça-feira, o Nacional, do Paraguai, recebeu o Defensor Sporting, do Uruguai, pela primeira partida da semifinal da competição. E o time da casa se deu bem no estádio Defensores del Chaco, com uma vitória por 2 a 0, gols de Montenegro e Orué.

Com a vitória, o Nacional pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, que ainda assim estará na decisão. O confronto que decidirá o finalista será disputado na próxima terça-feira, às 21h15, no estádio Centenário.

Fases do jogo: Com o apoio da torcida, o time da casa começou o jogo pressionando o adversário. Logo aos seis minutos, Montenegro já levou perigo ao finalizar de bicicleta. Enquanto o Nacional apostava nas jogadas pelas laterais, o Defensor se segurava e insistia nos contra-ataques.

Os uruguaios só conseguiram levar algum perigo aos 18min, quando Malvino aproveitou sobra na área na bola parada, mas chutou por cima. O Nacional tentava pressionar para conseguir a vantagem, mas não criou grandes oportunidades e abusava dos erros de passe, especialmente nas inversões de jogo.

Aos 35min, os mandantes converteram a maior posse de bola em gol. Montenegro recebeu passe de Benitez e chutou forte para fazer 1 a 0. A resposta foi rápida e quase o Defensor deixou tudo igual, em bela cobrança de falta de Gedoz que explodiu no travessão.

O ritmo foi mantido no início do segundo tempo. O Nacional criava boas jogadas no ataque, mas parava nas defesas de Campaña, que segurou a pressão até os 24 minutos. Orué pegou o rebote na entrada da área e ampliou o placar.

Nos minutos finais, o Nacional jogou para a torcida, que gritou olé para comemorar a vitória e a confortável vantagem na semifinal. Nos acréscimos, o Defensor quase descontou após confusão na pequena área, mas não saiu do zero.

O melhor: Montenegro. Fez o gol, deu bicicleta e participou bem das tramas de ataque do Nacional.

O pior: Se no primeiro tempo, os zagueiros do time uruguaio conseguiram impedir uma pressão do Nacional, no segundo o setor foi envolvido e só não levou mais gols em razão da boa atuação do goleiro Campaña.

Chave do jogo: As jogadas pelas laterais, a movimentação e a chegada ao ataque do Nacional. Torales, Montenegro e Benítez tinham a ajuda dos jogadores de trás para confundir a defesa uruguaia.

Para lembrar: Pela primeira vez em 23 anos, nenhum brasileiro chegou à semifinal da Libertadores. Além disso, os quatro melhores times desta edição buscam o título inédito. No outro confronto, o San Lorenzo enfrenta o Bolivar nesta quarta-feira, às 19h45.

NACIONAL-PAR 2 X 0 DEFENSOR SPORTING-URU

Data: 22 de julho de 2014
Horário: 21h15 (de Brasília)
Local: Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai
Árbitro: Víctor Carrillo
Assistentes: Jhonny Bossio e César Escano
Cartão amarelo: Cardaccio (DEF) 
Gols: Montenegro aos 34min do 1º tempo e Orué aos 24 do segundo tempo
Nacional-PAR: Ignacio Don, Coronel, Piris, Cáceres, Mendoza, Melgarejo (Domínguez), Riveros, Torales, Orué, Montenegro (Lusardi) e Benitez (Balbuena)
Técnico: Gustavo Morinigo
Defensor Sporting-URU: Campaña, Etcheverry, Malvino, Correa, Herrera, Cardaccio, Amado (Luna), Pais (Oliveira), Gedoz, De Arrascaeta e Matias Alonso (Boghossian)
Técnico: Fernando Curuchet