Topo

Aguirre pode desfalcar Inter nos dois jogos da semi contra o Tigres

Técnico foi expulso por invadir o campo e reclamar de falta em cima de Nilmar - AFP PHOTO / VINICIUS COSTA
Técnico foi expulso por invadir o campo e reclamar de falta em cima de Nilmar Imagem: AFP PHOTO / VINICIUS COSTA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/06/2015 19h53

Diego Aguirre não comandará o Internacional no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores, contra o Tigres-MEX, em 15 de julho e pode ficar de fora também do confronto no México. A diretoria do clube gaúcho foi informada pela Conmebol que o treinador terá de cumprir suspensão automática – ele foi expulso na partida diante do Independiente Santa Fe, no estádio Beira-Rio, e será julgado nos próximos dias.

A suspensão automática é uma das novidades da parte disciplinar do torneio, implementada em 2014 - um ano depois da suspensão por três cartões amarelos passar a vigorar também. Nenhum dos pontos existia no regulamento antigo da competição organizada pela Conmebol. O Inter já enviou a defesa para o caso, mas sabe que o comitê disciplinar da entidade pediu gancho de duas partidas ao seu treinador.

O lance que originou a expulsão do técnico ocorreu no segundo tempo. Nilmar recebeu entrada dura de Mosquera e a arbitragem não deu amarelo - que seria o segundo e resultaria em expulsão. Indignado com o lance, Aguirre invadiu o gramado para protestar e foi expulsou. Viu do túnel de acesso ao gramado o gol que deu a classificação no tempo normal às semifinais e protagonizou a cena surreal onde se esgueirava entre as pernas de fiscais e funcionários para observar os segundo finais do confronto.

O Internacional foi comunicado da suspensão há cerca de 10 dias e já trabalha em uma logística especial para que Diego Aguirre acompanhe o jogo no Beira-Rio. De acordo com o livro de regras da Libertadores, o treinador poderá ir ao estádio. Mas fica vetada qualquer comunicação dele com o restante da comissão técnica e também ida ao vestiário no intervalo.

Internacional e Tigres-MEX se enfrentam daqui um mês em Porto Alegre, na partida de ida. O jogo da volta, no México, ocorre na semana seguinte. Nesta segunda-feira o time mexicano voltou aos treinamentos após férias de final de temporada local.