Topo

Rival indigesto, Jair tem receita por classificação antecipada do Santos

Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/05/2018 04h00

O Santos enfrenta o Nacional-URU nesta terça-feira (1º), às 21h30 (de Brasília), no estádio Parque Central, em Montevidéu, sonhando com a classificação antecipada para a próxima fase da Copa Libertadores da América. Para isso, o clube confia, principalmente, no retrospecto de seu treinador.

Apesar da curta carreira, Jair Ventura já é uma espécie de algoz dos principais concorrentes santistas às duas vagas no Grupo 6 da competição.

O treinador foi o responsável por eliminar os uruguaios pelas oitavas de final da última edição da Libertadores. Na ocasião, Jair dirigia o Botafogo e não só eliminou, como venceu os dois encontros: 1 a 0 no Rio de Janeiro e 2 a 0 no mesmo palco da partida desta terça.

Jair surpreendeu os rivais criando uma blitz ofensiva, impondo dois gols em menos de cinco minutos de partida e, assim, podendo apenas administrar o resultado.

Pelo Santos, o treinador também levou os santistas a uma das mais elogiadas atuações sobre o seu comando. Mesmo com a expulsão de Gabriel Barbosa ainda no primeiro tempo, a equipe conseguiu vencer por 3 a 1, com atuação destacada do atacante Rodrygo.

Para se classificar, basta ao Santos empatar, mas pode nem precisar do resultado caso o Real Garcilaso-PER não vença o Estudiantes. A partida ocorrerá um pouco antes, em Cuzco, no Peru. Apesar disso, o elenco santista quer mais no Uruguai.

“Temos que ganhar. Nossa conta é básica, ir lá no Uruguai, vencer e garantir a liderança do grupo. Isso é importante e vai dando confiança para a sequência do Brasileiro e Copa do Brasil. Uma vitória nos dará tranquilidade para mexer nas peças das próximas partidas e não ter risco de lesões”, disse o goleiro Vanderlei.

Jair também acumula no histórico a condição de algoz do Estudiantes-ARG, outro forte concorrente a uma das vagas para a próxima fase. Venceu os argentinos por 2 a 0 na última terça, na Vila Belmiro, e também surpreendeu ao bater o adversário por 1 a 0 atuando fora de casa, no último dia 5.

Pelo Botafogo, Jair conseguiu triunfar somente em um dos dois jogos contra os rivais, mas eliminou o Estudiantes ainda na primeira fase da competição. Na ocasião, se classificou em primeiro lugar seguido pelo Barcelona de Guayaquil.

Para o duelo contra o Nacional, o técnico não contará com dois titulares: o atacante Eduardo Sasha e o zagueiro Lucas Veríssimo. O primeiro se recupera de um entorse no tornozelo direito. Como ele já operou o local, a comissão técnica preferiu preservar o atleta. Já Veríssimo cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Para o lugar de Sasha, o comandante santista deve manter Copete. O colombiano voltou ao time justamente na vaga do artilheiro santista na temporada e agradou. Ele foi o responsável pela assistência para o gol de Gabigol na vitória por 2 a 0 contra o Estudiantes, na última rodada.

Na zaga, Jair escolheu Luiz Felipe. O defensor, que recebeu proposta do Bahia e sondagens de outros clubes, mas não foi liberado pelo Santos, venceu concorrência contra Gustavo Henrique.

O Santos não jogou na última rodada do Campeonato Brasileiro e teve uma nova sequência longa para treinamentos no CT Rei Pelé.

FICHA TÉCNICA
Nacional-URU x Santos

Data: 1º de maio de 2018, terça-feira
Local: Parque Central, em Montevidéu (URU)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzman e Cristian de la Cruz (ambos da Colômbia)

Nacional: Conde, Fucile, Corujo, Arismendi e Espino (Álvaro González); Zunino, Oliva, Cebolla Rodríguez e Bueno; Viudez e Bergessio. Técnico: Alexander Medina.

Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, Luiz Felipe, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini e Jean Mota; Copete, Rodrygo e Gabriel Barbosa. Técnico: Jair Ventura.