UOL Esporte Liga dos Campeões
 
08/12/2009 - 19h46

Atlético de Madri perde, mas é salvo pelo Chelsea e fica com vaga da Liga Europa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • O argentino Máxi Rodríguez reclama durante a partida em que o Atletico de Madri foi derrotado

    O argentino Máxi Rodríguez reclama durante a partida em que o Atletico de Madri foi derrotado

Com os classificados para as oitavas de final da Liga dos Campeões já definidos no grupo D, coube a Atlético de Madri e APOEL decidirem nesta terça-feira quem ficaria com a terceira posição da chave, que dá direito à disputa da Liga Europa. O clube espanhol precisava apenas de uma vitória simples, mas foi derrotado por 3 a 0 pelo Porto em plena cidade de Madri. Porém, acabou salvo pelo Chelsea, que empatou com o APOEL por 2 a 2, na Inglaterra, e ficou com a vaga.

Com o fim da última rodada, a situação do grupo está definida. O Chelsea termina na liderança, com 14 pontos e nenhuma derrota. Em segundo, fica o Porto, com doze. Os espanhóis terminam na terceira colocação, com três, enquanto o APOEL finaliza na lanterna do grupo, com os mesmo pontos, porém em desvantagem no confronto direto com o Atlético. Ambas as equipes terminam sem vitórias no grupo D.

Apesar de ter garantido a primeira colocação do grupo já na rodada anterior, o Chelsea não queria decepcionar sua torcida e acumular sua terceira derrota consecutiva. O time inglês vinha de uma derrota no clássico contra o Manchester City, no último sábado, e antes disso havia perdido a vaga na Copa da Liga Inglesa para o Blackburns, nos pênaltis, no meio da semana. E uma nova derrota pareceu possível com o apito inicial.

Em pleno Stamford Bridge, o Chelsea foi surpreendido pelo modesto APOEL - que nunca havia chegado à fase de grupos da Liga dos Campões – logo aos 5min de jogo, com gol de Zewlakow. Mas os Blues mostraram sua força logo em seguida e viraram a partida, primeiro com Essien batendo de longe, em um golaço, e depois com Drogba, chutando de esquerda da marca do pênalti.

Na etapa final, o APOEL ainda conseguiu chegar ao empate com Mirosavljevic, aos 42min. Porém, mesmo com o resultado expressivo para os cipriotas – um empate diante do poderoso Chelsea na Inglaterra – a igualdade não foi suficiente para garantir uma vaga para a Liga Europa.

No Vicente Calderón, o Atlético de Madri sofreu com a bola parada logo no segundo minuto de jogo. Em cobrança de escanteio batido por Raúl Meireles, o zagueiro Bruno Alves marcou de cabeça. Aos 14min, logo após o goleiro Helton salvar o Porto em chute do uruguaio Diego Forlán, os portugueses ampliaram, desta vez com a bola no chão, através do atacante colombiano Falcão Garcia.

No segundo tempo, os donos da casa abusaram das chances perdidas e acabaram sofrendo mais um gol. O brasileiro Hulk recebeu na entrada da área e chutou de esquerda, aos 31min, ampliando a vitória do já classificado Porto e fazendo com que a maioria dos torcedores espanhóis começassem a se retirar do Vicente Calderón.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host