UOL Esporte Liga dos Campeões
 
08/12/2009 - 19h45

Com gol de goleiro, Bayern goleia Juventus, vai às oitavas e elimina rival

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Fora de casa, diante de um rival embalado pela vitória em clássico italiano e com a obrigatoriedade de vencer. O Bayern “ignorou” todos esses fatores, goleou a Juventus por 4 a 1, em plena Turim, pelo grupo A, com um gol do goleiro Butt, e assegurou presença na fase oitavas-de-final da Liga dos Campões. De quebra, eliminou o time dos brasileiros Diego e Felipe Melo.

Com o resultado, o time alemão terminou na segunda colocação, com dez pontos, ultrapassando a própria Juventus, que parou em oito e dependia apenas de um empate para se classificar. Aliás, o time italiano viu o fim de uma sequência de 16 jogos sem derrota como mandante no torneio continental. A liderança da chave ficou com o Bordeaux, que chegou aos 16 pontos, após superar o Maccabi Haifa por 1 a 0, com gol do brasileiro Jussiê.

O duelo em Turim era encarado como uma “decisão”. O técnico Ciro Ferrara, da Juventus, pedia vontade e determinação. Esperava que seu elenco repetisse o mesmo desempenho da vitória diante da Internazionale. Deve ter se depepcionado com o que viu no primeiro tempo. O Bayern de Munique mandou nos primeiros 45 minutos. Desde o início, adotou uma postura ofensiva.

Apostava nas jogadas pelas laterais e principalmente nas bolas aéreas, o que causou muita preocupação nos italianos. Quando não estava bem, a Juventus abriu o marcador, aos 13min, num golaço do francês Trezeguet. Isso não mudou o ímpeto dos visitantes, que continuaram ofensivos. Para se ter ideia, foram 12 finalizações dos alemães, sendo seis de Schweinsteiger, contra apenas duas do time da casa na etapa inicial.

Diante de tanta pressão, chegou ao empate. Aos 29min, Olic sofreu pênalti. O goleiro Butt bateu e deixou tudo igual. Foi o suficiente para acreditar na virada diante de uma apática rival. Isso ocorreu logo no início do segundo tempo. Aos 7min, Olic aproveitou rebote e fez o segundo do Bayern de Munique. A Juventus não rendia o esperado.

Felipe Melo e Diego estavam apagados em campo. Os dois foram substituídos no segundo tempo. Os donos da casa não tinham alternativa. Precisavam pressionar eum busca do tento que poderia significar a vaga. Mas o nervosismo atrapalhou os anfitriões, que pouco criaram. Para piorar, ainda sofreram os dois gols. O terceiro, aos 38min, com o atacante Mário Gomez. Nos acréscimos, Tymoshchuk selou a classificação alemã.

Brasileiro dá vitória ao líder Bordeaux
Classificado com antecedência, o Bordeaux comprovou sua excelente fase na temporada. Líder do Campeonato Francês, o elenco dos brasileiros Fernando, Jussiê e Wendel foi até Tel Aviv (Israel) e derrotou o Maccaiba Haifa por 1 a 0. O único tento foi anotado por Jussiê, aos 13min do primeiro tempo.

Com isso, o Bordeaux encerrou sua participação no grupo A com uma campanha irretocável. Foram cinco vitórias e um empate, totalizando 16 pontos. Já os israelenses não pontuaram e não marcaram um gol sequer, tornando-se a segunda equipe na história da Liga que terminou a fase de grupos sem balançar as redes --o primeiro foi La Coruña durante a temporada 2004/2005.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host