UOL Esporte Liga dos Campeões
 
08/12/2009 - 19h41

Cristiano Ronaldo brilha, Real Madrid vence e classifica o Milan

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Sem poder contar com o meia brasileiro Kaká, o Real Madrid garantiu a primeira posição no Grupo C da Liga dos Campeões graças a uma bela atuação do meia-atacante português Cristiano Ronaldo, na vitória sobre o Olympique de Marselha, na França, por 3 a 1, eliminando o time anfitrião, que conseguiu equilibrar o confronto no primeiro tempo, mas falhou e deu chances para o time espanhol.

  • Jean-Paul Pelissier/Reuters

    Cristiano Ronaldo comemora após marcar o seu segundo gol na vitória do Real Madrid em Marselha

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Ronaldinho Gaúcho faz cobrança de pênalti para empatar a partida contra o Zürich, na Suíça

O Real Madrid não demorou a inaugurar o placar. Logo aos 4min de jogo, o holandês Van der Vaart sofreu falta de Cissé na intermediária. Na cobrança, o português Cristiano Ronaldo acertou um chute no ângulo direito do goleiro Mandanda, que até chegou a tocar a bola, mas não teve como evitar o gol.

Após marcar, o Real Madrid perdeu terreno para o Olympique de Marselha, que começou a se aventurar mais no ataque e chegou o empate aos 11 minutos, quando o atacante brasileiro Brandão escorou um cruzamento com o goleiro Casillas já batido e Albiol salvou em cima da linha, mas jogou a sobre nos pés do argentino Lucho González, que chutou de primeira para empatar a partida.

O Olympique ainda poderia ter virado a partida aos 15 minutos, quando Brandão bateu cruzado na saída de Casillas após ter recebido lançamento, mas ele estava em posição irregular e a arbitragem anulou o tento, para a reclamação do atacante brasileiro.

O Real Madrid voltou a assustar aos 27 minutos, quando Cristiano Ronaldo cabeceou a bola na trave, com o rebote ficando para Higuaín, bloqueado na hora do chute, e Sergio Ramos encerrou a jogada ao mandar a sobra por cima do gol e mantendo o empate no primeiro tempo.

A equipe espanhola teve sua melhor chance de marcar o segundo gol aos 13 minutos da etapa final, quando Higuain fez um belo lançamento para o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo bater, mas o goleiro Mandanda espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para Albiol desempatar a partida.

A equipe francesa teve a chance de empatar o duelo aos 20 minutos, quando em uma saída estabanada do gol, Iker Casillas derrubou Niang e recebeu cartão amarelo pelo pênalti cometido. Na cobrança, Lucho González desperdiçou ao acertar o travessão.

Os defensores do Olympique de Marselha acabaram com as chances de classificação da equipe ao baterem cabeça em um ataque do Real Madrid, quando o goleiro Mandanda saiu mal da meta, trombou com Cristiano Ronaldo, deixando a bola para o atacante português, que se levantou rapidamente, girou, e chutou para marcar o terceiro do time espanhol, que encerrou a primeira fase em primeiro lugar do Grupo C.

Precisando apenas de uma vitória para garantir a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões dependendo apenas de suas próprias forças, o Milan não fez a sua parte e se complicou ao desempenhar uma partida ruim contra o Zürich, terminando com o empate, mas se classificou graças à vitória do Real Madrid sobre o Olympique.

O time treinado pelo brasileiro Leonardo começou o confronto tomando alguns sustos do Zürich, que jogou em casa. Para piorar a situação da equipe italiana, o zagueiro brasileiro Thiago Silva sofreu uma falta dura cometida por Alphonse aos 15 minutos do primeiro tempo e precisou ser substituído cinco minutos depois, quando deu lugar ao georgiano Kaladze.

Jogando mal e com o goleiro Dida sendo seguidamente acionado, o Milan sofreu o primeiro gol do Zürich aos 29 minutos do primeiro tempo. Após sofrer falta de Ambrosini, Gajic fez a cobrança e acertou o gol do time rubro-negro, deixando 1 a 0 para o time suíço, que conseguiu manter o resultado até o final da primeira etapa.

O empate milanista saiu aos 19 minutos do segundo tempo, quando Rochat derrubou Borriello dentro da área e foi expulso. Na cobrança de pênalti, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho deslocou o goleiro Leoni e marcou para o time italiano, que garantiu a segunda colocação no grupo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host