UOL Esporte Liga dos Campeões
 
09/12/2009 - 19h38

Barça vira na Ucrânia e elimina Dynamo; Inter bate Rubin e avança

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O equilibrado grupo F da Liga dos Campeões chegou à última rodada com os quatro componentes nutrindo chances reais de classificação. Entretanto, as duas grandes forças da chave confirmaram presença nas oitavas de final nesta quarta-feira: o Barcelona, que virou para cima do Dynamo de Kiev na Ucrânia e triunfou por 2 a 1; e a Inter de Milão, que bateu o russo Rubin Kazan por 2 a 0, no San Siro.

  • AFP

    Jogadores do Barça festejam gol de Xavi, que deu tranquilidade à equipe atual campeã europeia

  • AFP

    Eto'o (à esq.) e Balotelli marcaram um gol cada e definiram a Inter com a segunda vaga do grupo F

A chave, assim, classificou o Barcelona na primeira colocação com 11 pontos ganhos. A Inter terminou com nove, na vice-liderança. O Rubin, que encerrou sua participação na primeira fase com seis pontos, disputará a Liga Europa, enquanto o Dynamo, com cinco, amargou a lanterna do grupo e ficou fora de competições internacionais.

Virada em Kiev

Atual campeão europeu, o Barcelona poderia até perder por um gol de diferença para o Dynamo, mas teve essa vantagem em risco logo no primeiro minuto de jogo. O meia Artem Milevsky bateu falta da esquerda, a bola atravessou a área e passou por baixo do goleiro Victor Valdés, que não conseguiu executar a defesa e acabou falhando.

Embora se classificasse com o resultado desfavorável por um gol de diferença, o time azul-grená pressionou os ucranianos e incomodou a defesa rival, composta pelos brasileiros Betão e Leandro Almeida. O empate, porém, saiu aos 32min a partir de uma jogada rápida: o lateral francês Eric Abidal recebeu bola pela esquerda e cruzou rasteiro para a área, onde apareceu o meio-campista Xavi, que desviou de carrinho e igualou o placar.

No segundo tempo, coube ao Barcelona manter a posse de bola e conduzir o resultado. O time comandado por Josep Guardiola não ofereceu qualquer oportunidade para o Dynamo esboçar reação e ameaçar a classificação às oitavas de final. Antes do apito final, aos 42min, o argentino Lionel Messi definiu, de falta, a virada dos catalães. O gol do camisa 10 eliminou o Dynamo, que até então ficaria com a vaga na Liga Europa.

Inter espanta Rubin

No outro jogo da chave, a Inter de Milão encontrou menos problemas diante do azarão Rubin Kazan. Apesar de a partida ter iniciado truncada, com as duas equipes realizando forte marcação no meio-de-campo, o clube italiano largou na frente do San Siro graças a uma bela jogada do ataque.

Aos 31min, o atacante Mario Balotelli aproveitou jogada pela esquerda do veterano Javier Zanetti e tocou de letra para o camaronês Samuel Eto’o. O camisa 9 acertou um chute forte, indefensável para o goleiro Sergei Ryzhikov, e marcou seu primeiro gol na atual edição da Liga – o último fora pelo Barça, na final de 2008/09 contra o Manchester United.

O gol que deixou os italianos ainda mais próximos da fase de oitavas da Liga saiu aos 19min do segundo tempo. Balotelli bateu falta com força, a bola pegou efeito e enganou Ryzhikov. A consistente vantagem por dois gols permitiu que a Inter administrasse o resultado até o apito final do árbitro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host