UOL Esporte Liga dos Campeões
 
09/12/2009 - 19h43

Gilardino marca no final e garante Fiorentina na liderança do grupo E

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com um gol de Gilardino aos 45min do segundo tempo, a Fiorentina virou para cima do Liverpool em pleno Anfield Road e garantiu a vitória (por 2 a 1) que lhe deixou com a primeira posição do grupo E da Liga dos Campeões. O Lyon fez a sua parte em casa, goleando o Debreceni por 4 a 0, inclusive com gol do brasileiro Michel Bastos. Mas com o triunfo dos italianos, os franceses acabaram ficando mesmo com a segunda posição da chave.

Os resultados desta quarta-feira deixam a equipe da Fiorentina com 15 pontos e apenas uma derrota na primeira fase, justamente para o segundo colocado, Lyon. Os franceses, por sua vez, terminam com 13, seis a mais que o Liverpool, que fez uma campanha muito abaixo do esperado e "garante" uma modesta vaga na Liga Europa. Já o Debreceni ficou em último e não conquistou nenhum ponto na fase de grupos.

Os torcedores que estiveram presentes no Anfield Road viram na primeira etapa um futebol muito bem jogado, com as duas equipes tendo bastante espaço em campo e apresentando um refinado toque de bola. Mas mesmo com todas essas qualidades, as chances de gol demoraram a aparecer, e só aconteceram através de bola parada, aos 30min. O goleiro brasileiro Diego Cavalieri precisou mostrar reflexo em cabeçada à queima roupa de Lorenzo De Silvestri, após cobrança de escanteio pela esquerda.

No lance seguinte, o camisa 1 do Liverpool mais uma vez foi exigido, em chute de primeira da entrada da área de Montolivo, também depois de um escanteio. Os donos da casa, por sua vez, abusavam de cruzamentos despretensiosos para dentro da área. Porém, foi desta forma que os Reds conseguiram abriram o placar. Gerrard cobrou falta da direita e Benayoun desviou de cabeça e fez o primeiro gol do jogo.

Enquanto isso, no estádio Gerland, o Lyon ia para o intervalo com a vantagem de 2 a 0 sobre o Debreceni. Bafetimbi Gomis aproveitou rebote do goleiro e marcou o primeiro. Pouco antes do apito final do primeiro tempo, Michel Bastos dominou uma cobrança de falta sem direção para o gol e bateu cruzado, de esquerda, fazendo o segundo. No segundo tempo, Pjanic ampliou para o Lyon, completando cruzamento do brasileiro, e Cissokho fez mais um, aos 31min.

Com o resultado, a Fiorentina precisava reagir diante do Liverpool no Anfield Road. Aos 18min, após assistência de Gilardino, Martin Jorgensen deu esperanças ao torcedor italiano e empatou a partida com um golaço de esquerda. Quando a situação do jogo parecia definida, o gol que faltava para a Fiorentina garantir a liderança do grupo foi marcado pelo italiano Gilardino, já aos 45min.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host