UOL Esporte Liga dos Campeões
 
09/12/2009 - 21h06

Guardiola enaltece reação do Barça e diz que vaga é um "grande êxito"

Das agências internacionais
Em Kiev (UCR)

O fato de o atual campeão da Liga dos Campeões avançar às oitavas de final da edição em vigor poderia ser um ‘cumprimento de obrigações’. Entretanto, o técnico Josep Guardiola disse que a vaga conquistada pelo Barcelona nesta quarta-feira representa uma importante vitória para o clube, que chegou a ter a classificação ameaçada pelo Dynamo de Kiev.

O Barça foi à Ucrânia com a possibilidade de perder por até um gol de diferença e ainda assim se classificar. Contudo, os ucranianos abriram a contagem logo no primeiro minuto de jogo, com Milevskiy cobrando falta e contando com uma falha do goleiro Victor Valdés. A reação dos espanhóis, porém, veio com gols de Xavi e Lionel Messi, que confirmaram a vitória por 2 a 1 e a vaga na fase dos 16 melhores.

“Sofrer um gol no primeiro minuto de jogo é complicado, ainda mais sabendo que com mais um você pode ser eliminado”, lembrou Guardiola. “O time reagiu bem e teve um ótimo toque de bola”, acrescentou.

A vitória sobre o Dynamo rendeu ao Barcelona a primeira colocação do grupo F, com 11 pontos ganhos – dois a mais que a Inter de Milão, vice. Guardiola festejou a posição de seu elenco. “Foi um grande êxito conseguir a vaga neste grupo terrível, e ficar no topo nos dá credibilidade”, lembrou o técnico, confiante para a próxima etapa.

“Saímos fortalecidos”, salientou Guardiola, enquanto o lateral direito Daniel Alves sublinhou o fato de o time catalão conseguir administrar bem a partida em Kiev. “Sabíamos que a classificação e também a vitória não estavam em perigo. Tínhamos certeza de que teríamos nossas oportunidades”, disse o brasileiro, que comemorou a possibilidade de o Barça definir a vaga nas quartas de final atuando no Camp Nou.

Messi sofre lesão

A preocupação do Barça recaiu sobre o argentino Lionel Messi, que deixou o gramado em Kiev se queixando de dores no tornozelo. “Parece que ele sofreu uma torção”, resumiu Guardiola, que preferiu não falar sobre a possibilidade de o atacante desfalcar o clube no Mundial de Clubes, na próxima semana. “Vamos ver o que acontece até lá, falta uma semana ainda”, declarou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host