UOL Esporte Liga dos Campeões
 
09/12/2009 - 19h47

Olympiacos bate Arsenal e Zico vai às oitavas da Liga pela 2ª vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Zico tem motivos de sobra para comemorar. Depois de ver o Flamengo, clube o consagrou, conquistar o hexacampeonato nacional, sob seu comando o Olympiacos garantiu a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões ao bater o Arsenal por 1 a 0, nesta quarta-feira. O gol marcado pelo lateral-esquerdo brasileiro Leonardo levou o treinador pela segunda vez em três anos à fase eliminatória da principal competição de clubes da Europa.

Na temporada 2007/2008, com Zico na boca do túnel, o Fenerhbache foi até as quartas de final da Liga quando acabou eliminado pelo Chelsea, sendo a melhor participação de um clube da Turquia na competição.

Ao final da primeira fase, o grupo H teve o Arsenal como líder com 13 pontos. O Olympiacos garantiu a segunda colocação com dez pontos, enquanto o Standard de Liège assumiu a terceira colocação e, com cinco pontos, carimbou o passaporte para a Liga Europa de 2010. Lanterna, o holandês AZ Alkmaar conquistou apenas quatro pontos e deixa a competição sem uma vitória sequer.

O time grego entrou em campo com uma tarefa aparentemente tranqüila já que jogava por um empate e o Arsenal, já classificado, apenas cumpria tabela. No entanto, o primeiro duelo entre as duas equipes apontava vantagem dos Gunners com uma vitória por 2 a 0 no Emirates Stadium,

Mas o time grego passa por um bom momento no campeonato nacional. Líder da competição, está invicto com 10 vitórias e três empates e vem de vitória sobre o Panathinaikos na semana passada.

Assim, o primeiro tempo foi só pressão do time grego, principalmente com o atacante Mitroglou. O brasileiro Leonardo também teve suas tentativas e ainda serviu os companheiros que pecavam nas finalizações. Prova do domínio grego é que o Arsenal teve apenas uma chance no primeiro tempo com Ramsey, que ainda assim mandou para longe da trave.

Logo na volta do intervalo, o Olympiacos chegou ao gol. Após receber passe de Óscar, Leonardo chutou certeiro de direita. Depois do tento, o Arsenal mudou a postura e se lançou ao ataque impondo pressão nos dez minutos seguintes. Walcott, cobrando falta, mandou a bola perto da trave. Mas o duelo se equilibrou, com ligeira vantagem para os gregos que seguraram o resultado e a classificação.

Standard de Liège empata no final vai à Liga Europa
Na outro jogo da chave, o Standard de Liège ainda sonhava com a classificação, mas precisava vencer e ainda torcer pelo tropeço do Olympiacos. Mas nem a sua parte conseguiu fazer. A equipe belga arrancou um empate por 1 a 1 já nos acréscimos diante do eliminado AZ Alkmaar, da Holanda, e salvou a terceira colocação, garantindo vaga na Liga Europa.

Na última rodada, Lens fez o primeiro gol da partida aos 42 minutos do primeiro tempo que chutou de direita após receber passe de Mendes da Silva. Bolat empatou nos acréscimos

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host