UOL Esporte Liga dos Campeões
 
30/03/2010 - 17h35

Bastos marca, Lyon aproveita erros do Bordeaux e garante boa vantagem

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O dia não foi dos defensores do Bordeaux. Sorte do Lyon, que aproveitou os erros dos rivais nas bolas aéreas e venceram o primeiro duelo das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, no estádio Gerland, por 3 a 1. A vantagem dos anfitriões - que será levada para o jogo de volta no próximo dia 7 de abril, na cidade de Bordeaux - foi construída através de dois gols do argentino Lisandro López (um deles de pênalti) e outro do brasileiro Michel Bastos.

PRINCIPAIS MOMENTOS DO CLÁSSICO

  • AP Photo/Lionel Cironneau

    Lisandro López abriu o placar, após falha da defesa adversária. O atacante ainda marcaria o terceiro

  • AP Photo/Lionel Cironneau

    Depois de sofrer o empate, Michel Bastos marcou o segundo em belo chute de perna esquerda

  • AP Photo/Lionel Cironneau

    Com o terceiro gol sofrido, a situação ficou ainda mais complicada para os jogadores do Bordeaux

Fatores não faltaram para aumentar ainda mais a motivação para o duelo desta terça-feira. Além do próprio fato de se tratar de um jogo de quartas de final da Liga dos Campeões e ser um clássico francês, o Bordeaux foi a equipe que acabou com a hegemonia de sete anos do Lyon no Campeonato Francês, em 2009. Fora isso, o Lyon está a apenas dois pontos do rival, que ocupa a liderança da liga nacional e tenta se recuperar da derrota na final da Copa da Liga Francesa no último sábado.

Embalado por eliminar o poderoso Real Madrid nas oitavas, o time dos brasileiros Cris e Michel Bastos pode agora até perder por um gol de diferença para avançar. Já a equipe de Fernando, Jussiê e Wendel garante vaga nas semifinais com uma vitória por 2 a 0 em casa, em função do gol marcado por Chamakh. Aliás, a derrota desta terça-feira terminou com a invencibilidade do Bordeaux, que vinha de sete vitórias consecutivas e seguia como único time invicto desta temporada da Liga dos Campeões.

Em campo, muita marcação e pouco espaço para jogar no início da partida. Com isso, as tentativas de lançamentos por cima da defesa apareciam como principais saídas nos minutos iniciais, mas sempre com o setor defensivo levando vantagem. Até que uma falha do francês Ciani permitiu com que o Lyon finalizasse, e com sucesso. Depois do zagueiro do Bordeaux cortar errado de cabeça, Bodmer bateu cruzado da direita e o oportunista Lisandro López desviou de perna esquerda e mandou para as redes, aos 10min.

Apenas três minutos depois, nova falha da defesa – desta vez do Lyon, do brasileiro Cris – e novo gol. Gourcuff avançou pela direita, na linha de fundo, cortou um zagueiro e cruzou na cabeça do atacante Chamakh, que sem marcação empatou a partida. O panorama do jogo seguiu o mesmo após os dois gols, e a próxima chance da partida saiu com o brasileiro Michel Bastos, em novo erro defensivo do Bordeaux. O camisa 7 do Lyon bateu de esquerda, da entrada da área, mas mandou à direita de Carrasso.

Em seguida, foi a vez dos dois goleiros aparecerem e manterem o placar em 1 a 1. Primeiro, Michel Bastos acertou um lindo lançamento para o argentino Delgado, que cara a cara com o goleiro desperdiçou a chance de desempatar. No lance seguinte, Gouffran recebeu assistência da esquerda e finalizou de calcanhar, de primeira; Hugo Lloris fez ótima defesa. Pouco depois, o mesmo Lloris quase complicou o Bordeaux em cruzamento aéreo, mas Chamakh, com o gol livre, cabeceou à esquerda.

Mas o dia definitivamente (não) era dos defensores. Em uma jogada muito bem trabalhada pelos donos da casa, Pianic cruzou para o meio da área e Tremoulinas furou a cabeçada; Michel Bastos aproveitou o erro do lateral e finalizou de esquerda, com perfeição, no canto direito de Carrasso. Os espaços enfim começaram a aparecer, especialmente em contra-ataques do time do Lyon, mas Lisandro Lopez pecou no posicionamento e ficou diversas vezes em impedimento.

O ritmo diminuiu no segundo tempo, e a primeira grande oportunidade apareceu somente aos 15min. Depois de longo cruzamento da direita, a defesa do Lyon deixou Chamakh sozinho; o atacante se esticou e tocou com o peito do pé para o gol, mas Lloris mostrou ótimo reflexo e novamente salvou o time da casa. O Lyon respondeu, aos 24min. Jean-Makoun recebeu sozinho dentro da área, mas não acertou o chute e mandou nas mãos de Carrasso.

O jogo voltou a esquentar e, logo na sequência, o Bordeaux quase empatou com Wendel. O meia Gourcuff ajeitou de forma espetacular para o brasileiro, que acertou uma bomba, de primeira; a bola explodiu no travessão. Após este lance, Wendel deixou o campo para a entrada de outro brasileiro, Jussiê, que pouco fez. Logo depois de sua entrada, o árbitro viu mão do zagueiro Chalme dentro da área e marcou pênalti. Lisandro López converteu e garantiu a boa vantagem para  Lyon. Em seguida, porém, López - autor de dois gols na partida - recebeu cartão amarelo por falta em Plasil e virou desfalque para o jogo de volta.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host